Campus da Uespi tem apenas seis vigilantes para 10 mil alunos

07/10/2015 09h09


Fonte G1 PI

A onda de insegurança no campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no bairro Pirajá em Teresina, tem deixado os estudantes indignados. De acordo com eles, somente nos últimos seis dias foram três assaltos dentro da instituição. A Associação dos Docentes da Uespi afirma que o campus, atualmente com cerca de 10 mil alunos, possui apenas seis vigilantes.

“Nós temos apenas seis vigilantes, ou seja, seis para um campus desse tamanho não dão conta. Nós queremos que o governo veja a Universidade Estadual de forma mais responsável e que tenha concurso para que sejam contratados vigilantes num número suportável e que atenda as nossas necessidades”,
disse Lina Santana, diretora da associação.

Os estudantes dizem que estão apavorados com a situação e contam a rotina de medo vivida dentro da própria sala de aula. Para eles, a sensação de insegurança dentro da universidade precisa ser urgentemente solucionada.

"Qualquer pessoa entra aqui e a gente não sabe quem é, não sabe com quem está e nem o que tem. Então a gente tem que deixar nossas coisas em casa. Do trabalho eu passo em casa e deixo meu material de trabalho, pois se trouxer para cá é arriscado eu perder tudo",
contou o estudante Antônio Carlos.

A estudante Fortunata Gomes descreve os momentos de terror vividos no início da semana após dois homens armados com uma faca invadirem a sala de aula onde ela estudava.

"Nós estávamos na sala e chegaram dois rapazes aqui na porta, deram boa noite, entraram, fecharam a porta e já anunciaram o assalto. Um dos rapazes puxou uma peixeira e pediu que todo mundo entregasse dinheiro, relógio, celulares e nós entregamos tudo para eles",
disse.

Em uma outra ocorrência, um bandido armado com um revólver também entrou na sala de aula e anunciou o assalto. O criminoso forçou os alunos a colocarem os pertences em cima da mesa e ainda fez ameaças durante a ação.

Na terça-feira (6), a Uespi promoveu uma reunião para definir ações visando dar mais segurança aos alunos. A reitoria e a empresa terceirizada responsável pela segurança do campus prometem reforçar a presença de mais homens, principalmente no horário noturno. Um plano de segurança deve ser apresentado nesta quarta-feira (7).