Bebê precisa de sangue O negativo para continuar tratamento; veja como ajudar

13/06/2018 08h09


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: CidadeVerde.comClique para ampliarBebê precisa de sangue O negativo para continuar tratamento.(Imagem:CidadeVerde.com)

A pequena Isabelle Maria Cruz Santos, de apenas 3 meses, está em estado grave e precisa de doação de sangue do tipo “O negativo”.

A família faz o apelo para que doares compareçam ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) e realizem a doação de qualquer tipo de sangue, o que é fundamental para a bebê continuar o tratamento e manter os estoques de sangue do local.

Segundo a tia de Isabelle, Alba Cristine, ela está há 15 dias internada na UTI de um hospital particular da cidade e os médicos ainda não tem um diagnóstico. Uma série de exames ainda será feita e, mesmo tendo toda assistência possível, após passar por uma cirurgia, Isabelle necessita de doações, pois está muito debilitada.

“O sangue dela é O- e o Hemopi não está tendo. Então estamos fazendo o apelo pras pessoas doarem sangue de qualquer tipo. Mas quem puder doar e já reservar pra ela, pois ela está precisando de sangue, agradecemos”,
disse Alba.

O tipo de sangue da pequena Isabelle é raro, porém até estoque de sangues mais comuns sofrem baixa nessa época do ano.

Durante todo esse mês de junho, o Hemopi lançou a campanha Junho Vermelho, que visa conscientizar as pessoas para a doação de sangue nesse período, que antecede as férias, festas juninas e Copa do Mundo, e os estoques ficam de 30% a 40% abaixo do ideal.

Procedimento para doar

Para doar sangue, a pessoas deve estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (menores devem portar autorização impressa no site do Hemopi e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar acima de 50 kg e levar documento de identidade original com foto.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. Quem tomou a vacina contra a gripe precisa esperar 48 horas antes de doar.

O Hemopi funciona na Rua 1º de Maio, 235 Centro/Sul. As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados e feriados, das 7h15 às 17h.

Também é possível doar sangue nos Hemocentros Regionais de Picos, Parnaíba e Floriano de segunda à sexta das 7h30 às 18h.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: sangue, doar, hemopi