Barragem no Piauí é interditada por conta de ataques de piranhas

01/08/2015 08h57


Fonte G1 PI

Depois dos constantes ataques de piranhas a banhistas na Barragem do Bezerro, que fica no município de José de Freitas, a 48 km ao norte da capital, a Prefeitura da cidade interditou o local e proibiu o banho no principal ponto turístico e de lazer da região. Um dos ataques chegou a vitimar sete pessoas entre elas duas crianças, que sofreram ferimentos nas pernas causados pelas mordidas do peixe.

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo junto à Associação de Barraqueiros da Barragem do Bezerro, realizaram uma reunião para planejar ações que combatam os ataques e uma delas foi a pesca predatória. A ideia, segundo os órgãos, é diminuir ou acabar com as piranhas da barragem.

Imagem: Arquivo/Revistaopinião.comClique para ampliarCriança sendo atendida por socorristas do Samu, em José de Freitas.(Imagem:Arquivo/Revistaopinião.com)Criança sendo atendida por socorristas do Samu, em José de Freitas.

De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Romildo Mafra, o fato se repete por conta da falta de consciência ambiental e pelo desequilíbrio da espécie.

"Em 2010, nós colocamos naquela barragem, cerca de 100 mil alevinos, que são peixes predadores e que alimentam as piranhas. E por conta da pesca predatória, os pescadores capturam esses peixes no período da piracema e só sobram as piranhas que acabam ocupando todo o espaço e causando o desequilíbrio (da cadeia alimentar)", disse.

A solução, segundo ele, é repetir a mesma medida que foi tomada cinco anos atrás, como diminuir o número das piranhas autorizando a pesca predatória, e depois colocar mais 100 mil alevinos para povoar o açude.

"Quem vive e sobrevive do turismo na barragem deveria ser o próprio vigia desta pesca predatória. Nós temos a fiscalização da Semar, mas também a comunidade é responsável por isso", disse.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: piranhas, barragem, ataques