Ações conscientizam população para diagnóstico precoce do câncer infantil

25/09/2016 08h40


Fonte G1 PI

Para conscientizar a população sobre a problemática do câncer infantil, diversas atividades acontecem em todo o país durante o Setembro Dourado. No Piauí não poderia ser diferente. No sábado (24), os Jogos pela Vida, reuniu crianças e adolescentes no Parque Potycabana, Zona Leste da capital, para a prática de diversas modalidades esportivas.

Imagem: Fernando Brito/G1Clique para ampliarEstaiada ganhou iluminação especial por conta de campanha.(Imagem:Fernando Brito/G1)Estaiada ganhou iluminação especial por conta de campanha.

Outra mobilização acontece até o domingo (25), quando a Ponte Estaiada Isidoro França, estará iluminada com a cor amarelo dourado. Tudo com o objetivo de alertar a população sobre uma doença que atualmente, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a segunda causa de morte de crianças na faixa etária entre 1 e 19 anos, em todo o país.

Segundo um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, nos casos em que o câncer é descoberto de forma precoce, os índices de cura podem chegar a 80%, em alguns países, e a 50% no Brasil.

Conforme a oncologista pediatra Gildene da Costa, o diagnóstico tardio se deve ao fato de as crianças não serem acompanhadas por um pediatra de forma periódica.

"Alguns tipos de câncer têm sintomas parecidos com os das doenças mais comuns da infância. E isso geralmente impede que os pais procurem os consultórios médicos. Esse comportamento pode retardar um diagnóstico precoce e consequentemente reduzir as chances de cura da doença",
ressaltou.

Tipos de câncer infantil

Entre os tipos de câncer mais frequentes na infância e na adolescência estão: a leucemia, que afeta os glóbulos brancos; o câncer do sistema nervoso central e linfomas; o tumor de células do sistema nervoso periférico, em sua forma mais comum atinge a região abdominal; o tumor de Wilms, um tipo de tumor renal; o de retina e o tumor ósseo.

Sintomas

Conforme a oncologista, os cânceres normalmente apresentam alguns sintomas, por isso, os pais precisam ficar atentos aos sinais que as crianças possam apresentar. Entre os mais comuns estão a palidez, manchas roxas pelo corpo, febre e dor de cabeça sem causa definida, dores nos ossos, dor e aumento na barriga, náuseas e vômitos, e alteração da mancha.

Dados

De acordo com o Inca, em todo o país devem ser registrados 12.600 novos casos de câncer infantil entre os anos de 2016 e 2017. A tendência, segundo um levantamento feito pelo órgão é que as regiões Sudeste e Nordeste apresentem os maiores números de casos novos.

Tópicos: casos, sintomas, alguns