Acidentes de moto somam 17% do total de atendimentos realizados no HUT

16/12/2017 09h28


Fonte G1 PI

Imagem: Fernando Brito/G1HUT - Hospital de Urgência de Teresina.(Imagem:Fernando Brito/G1)HUT - Hospital de Urgência de Teresina.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informou que do total de 46 mil atendimentos realizados este ano na unidade de saúde, 17% foram relacionados a acidentes de moto, sendo o principal tipo de trauma que chega ao hospital. A unidade faz por mês mais de mais de seis mil atendimentos e mil cirurgias. Depois dos acidentes de moto, os casos mais comuns são mal subido e dor no olho.

Por conta do grande número de atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, o HUT tem realizado por mês mais de 800 cirurgias ortopédicas, representando 60% do total de cirurgias. Segundo o médico ortopedista Osvaldo Mendes, cerca de 90% das cirurgias ortopédicas são pacientes vítimas de acidentes de trânsito.

“O que estamos observando é que a gravidade dos acidentes está cada vez maior. O alto impacto gera traumas graves que podem deixar a pessoa com sequelas permanentes ou levar à morte imediata. Além das fraturas expostas de membros, os traumas fechados de abdômen e os traumatismos cranianos são as lesões mais comuns nesses tipos de acidentes”,
explicou o ortopedista.

Natural do Maranhão, Domingos Rodrigues, de 38 anos, é um dos pacientes internados na clínica ortopédica do HUT que se encaixa nesse perfil de atendimento. Vítima de acidente com motocicleta, Domingos já passou por cirurgia e se recupera ao lado de sua esposa. “Foi uma colisão. A fratura foi bastante grave, pois foi exposta. Porém já fiz a cirurgia e o médico já veio avaliar e disse que a cirurgia foi muito boa”, comentou Domingos.

Para atender a demanda, o HUT possui 36 ortopedistas. Assim, de acordo com Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, é possível direcionar as equipes para os dias e horários de maior fluxo.

“Com mais ortopedistas realizando cirurgias nos finais de semana, por exemplo, conseguimos dar vazão e manter o fluxo do hospital para que todos tenham um atendimento digno e de qualidade. Temos nove salas de cirurgias e nos finais de semana mais de 50% do centro cirúrgico funciona somente com procedimentos da ortopedia. É um fluxo contínuo e crescente que nos preocupa bastante. Não somente pelo aumento da gravidade do estado de saúde dos pacientes, mas também pelas sequelas permanentes deixadas, principalmente, entre os jovens de 20 a 40 anos de idade”,
alertou o diretor.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook