Presidente da Bolívia defende Lula e ataca os EUA na questão iraniana

29/05/2010 18h02


Fonte g1

O presidente da Bolívia, Evo Morales, saiu em defesa de seu colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, e considerou que as autoridades dos Estados Unidos não têm autoridade moral para questionar o acordo sobre o urânio iraniano patrocinado por Brasil e Turquia.

"Quem coloca em perigo o mundo são as pessoas que levam militares a acabar com a vida em outros continentes, em outros países; o que coloca o mundo em perigo são as as bases militares dos Esados Unidos", afirmou Morales, referindo-se ao comentário da secretária de Estado americana Hillary Clinton sobre o perigo que representam as pretensões nucleares iranianas.

Por esta razão, os funcionários do "governo dos Estados Unidos não têm qualquer autoridade moral para acusar ninguém", disparou o presidente boliviano durante entrevista em Cochabamba, um dia depois de ter encontrado Lula em evento no Rio.
Imagem: Ap.Os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Brasil, Lula, durante encontro na sexta-feira (28) no Rio de Janeiro(Imagem:Ap.)Os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Brasil, Lula, durante encontro na sexta-feira (28) no Rio de Janeiro

Segundo Morales, as críticas contra seu colega brasileiro "só pode ser inveja da liderança internacional de Lula expressada pela senhora Clinton".

Bolívia e EUA mantêm suas relações diplomáticas congeladas depois que La Paz expulsou, em 2008, o embaixador Philip Goldberg, a quem acusou de ter apoiado uma suposta conspiração contra o governo.

Confira as últimas notícias sobre Brasil: florianonews.com/brasil
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: morales, perigo, lula