PMs investigados pela morte de motoboy em SP são soltos

28/05/2010 20h24


Fonte g1

Foram soltos na madrugada desta sexta-feira (28) os 12 policiais militares presos desde 22 de abril investigados pela morte do motoboy Eduardo Luiz Pinheiro dos Santos, na Zona Norte de São Paulo. A Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo concluiu o inquérito policial militar para apurar a possível participação de soldados da 1ª companhia do 9º Batalhão na morte do rapaz, em 9 de abril de 2010.

Segundo a Polícia Militar, a liberação dos policiais ocorreu porque venceu o prazo legal da prisão. Os policiais liberados voltarão para suas unidades, mas não exercerão as mesmas funções. O inquérito policial foi encaminhado ao Tribunal de Justiça Militar e ao Tribunal do Júri.

O corpo da vítima foi encontrado por volta da 0h do dia 10 na esquina da Rua Voluntários da Pátria com a Avenida Brás Leme, na Zona Norte de São Paulo. Poucas horas antes, por volta das 20h50 do dia 9, a vítima estava entre quatro pessoas abordadas por PMs, chamada para apartar uma briga provocada por suposto roubo de bicicleta na esquina da Rua Maria Curupati com a Avenida Casa Verde, também na Zona Norte.

"Estas pessoas teriam sido levadas até uma companhia da Polícia Militar. Foi feito um boletim de ocorrência da PM. Os fatos não foram apresentados no distrito policial e as pessoas foram liberadas em seguida", disse o porta-voz da corregedoria da PM, major Reinaldo Zychan. "Ocorre que por volta da meia-noite, uma das pessoas envolvida na ocorrência foi localizada morta por outra guarnição (equipe) da PM da mesma companhia. "

Outro caso

A Corregedoria da Polícia Militar prendeu quatro policiais militares por suspeita de matar um motoboy de 25 anos, na madrugada de sábado (8), na Zona Sul de São Paulo. Alexandre Menezes dos Santos foi abordado quando circulava em uma moto na contramão. Os policiais estão no presídio Romão Gomes. Em nota, a PM informou que os quatro, “diante do uso excessivo de força física”, foram autuados por homicídio culposo (sem intenção de matar).

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, determinou o afastamento de dois comandantes da PM responsáveis pelo policiamento no bairro de Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, onde o motoboy foi morto.

O governo de São Paulo autorizou o pagamento de indenizações às famílias dos dois motoboys mortos após abordagem policial.


Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral