Quais são as atribuições e o que cobrar de cada político eleito?

05/10/2014 10h09


Fonte Uol.com

Neste domingo, dia 5 de outubro, o povo brasileiro irá às urnas para eleger 1 presidente, 27 governadores das unidades federativas, 27 senadores, 513 deputados federais e mais de mil deputados estaduais. Mas será que você sabe o que faz cada um dos eleitos?

Imagem: Da Internet - GoogleReunião do Executivo, Legislativo e Judiciário, em Brasília.(Imagem:Da Internet - Google)Reunião do Executivo, Legislativo e Judiciário, em Brasília.

O que faz um presidente

Deve cuidar da infraestrutura nacional, da defesa do país e das relações com outras nações, representar o país no exterior e criar políticas de Saúde, Educação e Cultura. O eleito também deve nomear o presidente do Banco Central e os membros dos órgãos máximos do Poder Judiciário. Elabora o Orçamento Geral da União e é o único que pode criar medidas provisórias, espécies de leis temporárias.

O que faz um senador

Os 81 senadores (três por Estado) têm como atribuição propor leis e fiscalizar as ações do Poder Executivo. É responsabilidade do Senado julgar os crimes atribuídos ao presidente da República, fiscalizar o cumprimento dos acordos internacionais, aprovar a indicação para os cargos de juízes do STF (Supremo Tribunal Federal) e avaliar os orçamentos e as dívidas dos Estados.

O que faz um deputado federal

Cada um dos 513 parlamentares da Câmara tem como funções "criar, revisar e modificar as leis brasileiras, além de fiscalizar se elas estão sendo cumpridas". Só os deputados federais podem iniciar processos de impeachment de um presidente.

O que faz um governador

É de responsabilidade do governador cuidar da infraestrutura estadual --como as rodovias estaduais e trens ou metrôs urbanos-- em parceria com municípios. Também cabe aos governadores controlar e administrar a atuação da Polícia Militar, assim como cuidar da administração dos presídios. Educação, saneamento e busca por verbas também são atribuições suas

O que faz um deputado estadual

Os deputados estaduais devem legislar as leis de seu Estado e fiscalizar as ações do governo estadual. Eles podem convocar secretários e o governador para prestar contas e instalar uma CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). Eles também podem participar da elaboração do orçamento do Estado.
O efeito dos votos nulos e brancos

Os votos nulos ou em branco são, geralmente, recursos usados por quem não quer optar por um candidato. De acordo com as regras eleitorais, estes votos diminuem a quantidade de votos necessários para a disputa acabar já no primeiro turno.

O que fazer em caso de ausência

Caso o eleitor não esteja em sua cidade no dia da eleição, ele deverá justificar a ausência em qualquer local de votação no dia do pleito. Caso não faça isto neste domingo (5), o eleitor terá até 60 dias para fazer a justificativa em seu cartório eleitoral, munido de documentos que comprovem a ausência

Fonte: Uol.com

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook