Dicas de como reformar roupas

22/04/2019 09h33


Fonte Gear SEO

Imagem: Gear SEODicas de como reformar roupas.(Imagem:Gear SEO)

Todo mundo tem uma peça que gosta e se apega muito, mas usa pouco. Você já se perguntou por que isso acontece? A verdade é que muitas vezes as roupas precisam de um toque simples ou até de reformas completas para serem, de fato, usadas.

As melhores candidatas de peças para serem reformadas são aquelas que estão paradas no seu guarda roupa há muito tempo, aquelas roupas black friday que você comprou por impulso e não sabe como usar, ou que têm alguma mancha ou parte rasgada e até mesmo aquelas que você gosta, mas acha que precisam de um toque mais atual.

Faça um exercício de observar suas peças e selecionar aquelas que você não usa a muito tempo, mas tem apreço e acredita que tem algum potencial. Analise peça por peça e separe entre as que precisam de conserto ou reforma e aquelas para doação. Em seguida, analise o potencial de cada peça e veja no que cada uma pode se transformar.

E, para te ajudar nessa missão, confira as dicas de reforma que separamos que vão deixar seu closet mais atualizado sem ter que investir em peças novas.

Upcycling x Reforma

O consumo consciente tem sido muito falado nos últimos tempos. Por isso, reformar as roupas que você já tem e transformá-las em algo novo que vai te servir melhor é um tipo de consumo consciente.

Com a reforma de roupas, é possível dar uma cara nova a peças que estavam paradas no seu guarda-roupa. Mas, com o conceito de upcycling, é possível revolucionar diversas peças do seu armário e o seu próprio consumo. Você ajuda a interromper o ciclo vicioso do consumismo e ainda agrega valor à uma peça de roupa única e exclusivamente feita para e por você.

A peça, quando reformada com suas próprias mãos, guarda muito mais história e valor do que uma nova comprada. O conceito de upcycling vai além da reforma com uma tesoura ou máquina de costura. Aqui, você pode utilizar retalhos, tecidos descartados, botões fora de uso e o que mais for útil para deixar uma peça com a sua cara.

7 dicas de reforma para você se inspirar

Confira as reformas mais comuns para você aproveitar aquela peça parada no armário:

1. Jaqueta em colete

Sabe aquela jaqueta jeans ou de couro que você guarda no fundo do guarda roupa e não tira faz muito tempo? Transforme essa peça em um colete incrível! Basta cortar as mangas, manter o comprimento e ousar nas sobreposições.

Nesse caso, o mais interessante é que uma peça que antes era usada só em dias frios passa também a ser usada nos de calor com uma regata ou, ainda, com uma blusa de manga comprida por baixo.

2. Vestido em saia ou conjunto

Toda mulher tem um vestido que ama a estampa ou o tecido de paixão mas não consegue mais usá-lo por que a parte de cima não te agrada ou não serve mais? É possível transformar essa peça em uma saia ou em até um conjuntinho de cropped e saia.

Basta cortar a parte de cima, ajeitar a cintura, ajustar o comprimento do cropped e pronto: você tem uma ou duas novas peças prontinhas para serem usadas!

3. Transforme aquela peça básica

Uma blusa básica, branca ou preta, pode ganhar outra cara com mangas de renda ou pedras coloridas, por exemplo. Basta usar cola para tecido e comprar pedras das suas cores favoritas e aplicá-las na peça básica ou costurar a renda nas mangas. A roupa básica ganha elegância e, você, ganha um novo look!

4. Longo em midi

Já pensou em dar um visual mais moderno para aquela saia longa do fundo do armário? Basta dar a ela um novo comprimento! As saias ou vestidos midis estão com tudo e serão tendência neste ano.

A ideia é reaproveitar a peça quase inteira e só dar a ela uma nova medida.

5. Estampe peças sem-graça

Todo mundo tem um shorts, uma saia ou uma blusa que tem tudo para ser usada, mas é uma peça que não chama muito atenção. Para transformá-la completamente, que tal usar tinta para tecido e o formato de uma estampa que você goste?

Nesse caso, basta soltar a imaginação! Podem ser várias estampas de tamanho menor, como bolinhas, ou de tamanho maior, como penas, por exemplo. Aqui a ideia é repetir a estampa e transformar uma peça antiga e pouco usada em algo inovador.

Outra ideia é colar patches em suas peças, dando um visual mais urbano e repaginado.

6. Mude o decote

Se você quer dar um destaque maior aos seus ombros e pescoço, que tal mudar o decote daquela blusa ou camisa de manga comprida para um estilo ciganinha? Você mantém parte da estrutura original da peça, mas, ao mesmo tempo, pode renovar completamente o estilo.

7. Transforme camisas masculinas em saias

Os guarda-roupas masculinos também são ótimas fontes para encontrar peças com grande potencial! Experimente dar uma olhada no armário de alguns homens próximos à você, como seu pai, irmão ou namorado. Veja se encontra, por exemplo, alguma camisa que se encaixe bem ao seu quadril e considere transformá-la em uma saia.

Agora que já pegou algumas inspiração, é hora de colocar em prática. Pode ser que você precise da ajuda de alguma profissional, como uma costureira e modelista. Leve a ideia até essa pessoa e veja o que mais é possível fazer com aquela peça cheia de potencial e que merece ser reutilizada.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook