Dia da Tontura chama atenção para diagnóstico correto

22/04/2018 08h25


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDia da Tontura chama atenção para diagnóstico correto.(Imagem:Divulgação)

No dia 22 de abril é celebrado o dia da Tontura e o Departamento de Otoneurologia da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL) criou a campanha “Pare de falar Labirintite”, com o objetivo de divulgar a importância do diagnóstico correto da doença.

Tontura é um termo usado para representar diversas sensações diferentes, como a de que tudo gira, de desmaio iminente, de “cabeça leve”, de “cabeça pesada”, de desequilíbro, etc. Ela é mais frequente em idosos, o que preocupa os especialistas pelo risco de queda, causa comum de morte nesta faixa etária.

De acordo com a otorrinolaringologista Mariana Santos, existem diversas doenças que acometem o labirinto, sendo a labirintite apenas uma delas. “Ao contrário do que muita gente pensa, a labirintite é rara. A Vertigem Posicional Paroxística Benigna(VPPB), por exemplo, é uma doença que também acomete o labirinto e é muito mais comum do que a labirintite”.

A VPPB é ocasionada pela mudança de posição dos otólitos (cristais de carbonato de cálcio) dentro do labirinto. Ela normalmente cursa com uma tontura rotatória desencadeada pela mudança na posição da cabeça.

A especialista acrescenta ainda que a tontura pode ser decorrente não só de afecções no labirinto, mas também de transtornos no coração, na tireoide, no cérebro, no sangue ou até mesmo de distúrbios psicológicos.

“Caso você sinta tontura, procure um otorrino. Ele irá avaliar seu labirinto e encaminhar a outro especialista caso seja necessário”,
explica a médica.

Ter hábitos saudáveis, como praticar atividade física regular e manter uma alimentação equilibrada, são formas de prevenir a tontura.

“Evite excessos de álcool, café, chocolate, refrigerantes e chás escuros, pois eles frequentemente desencadeiam tontura. Além disso, não use medicamentos sem prescrição médica”,
aconselha a especialista.

Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral