Vereadores visitam Unidades Básicas de Saúde de Floriano e identificam problemas

04/05/2017 15h00

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Depois de receber diversas reclamações de moradores que procuram as Unidades Básicas de Saúde de Floriano, os vereadores Fábio Braga (PSB) Antônio José (PDT) e Liacir César (PR), realizaram na manhã da última quarta-feira (3), visitas a 15 dessas Unidades Básicas.

Em entrevista ao Portal Floriano News, o vereador Fábio Braga explicou o motivo da visita às Unidades Básicas, cujo objetivo era conhecer in loco a situação física das mesmas, mão de obra humana e principais necessidades.

“Eu, o vereador Liacir, e o vereador Antônio José, resolvemos visitar esses postos, porque a gente sabe que as informações muitas vezes nos chegam confusas, as vezes exageradas, as vezes até atenuadas por uma questão de simpatia ou antipatia de cada um, então nós fomos buscar essas informações mais de perto, ver a realidade, conversar com o pessoal dos postos, para que ele dêem a sua visão, quais as suas maiores dificuldades, o que está funcionando de fato, o que não estava, receber opiniões, sugestões, que a gente possa apresentar, porque entendemos que o papel da oposição não é só apontar falhas, é apontar sugestões, para que os serviços possam ser feitos de uma forma melhor”,
disse o Parlamentar.

Imagem: FlorianoNewsVereador Fábio Braga (PSB)(Imagem:FlorianoNews)Vereador Fábio Braga (PSB)

Segundo o vereador, nas visitas a comitiva constatou o bom estado de limpeza e conservação, mas também tiveram conhecimento sobre a falta de medicamentos, insumos e material para atendimento odontológico.

“Os atendimentos odontológicos na grande maioria não acontecem por falta de material, ou seja, tem o profissional, o profissional muitas vezes vai até a Unidade Básica, mas não presta o seu serviço porque está sem material”
, disse.

Sobre isso Fábio Braga relatou sobre os questionamentos feitos ao secretario de saúde de Floriano, Enéas Maia, na sessão ordinária da última quarta-feira (3), na Câmara Municipal.

“Ontem o secretário de saúde esteve na Câmara e nós questionamos isso, ele disse que houve agora recentemente a finalização de um processo de licitação para contratação de uma empresa de manutenção desses equipamentos odontológicos. E nós perguntávamos a ele se não era mais interessante fazer funcionar os que já estão prontos. Claro que é preciso que todos estejam, mas é uma questão de prioridade. Hoje nós temos gabinetes bons sem funcionar porque não tem o material. E ele nos respondeu que é uma questão da burocracia no processo de compra, mas o município declarou emergência, no inicio da gestão, exatamente por isso, para que fossem mais ágeis os processos de compra, para que as pessoas pudessem ter o atendimento que fosse mais básico, mais urgente, bem mais rápido, enquanto se organizava a casa”,
frisou.

Imagem: AssessoriaVereadores visitam Unidades Básicas de Saúde de Floriano e identificam problemas.(Imagem:Assessoria)

Ainda durante as visitas aos postos de saúde, Fábio Braga e seus colegas do legislativo municipal identificaram que em três das Unidades não há atendimento médico. Além disso, nos postos onde são realizados exames de prevenção, o material usado é fornecido por professores e estagiários.

Imagem: AssessoriaVereadores visitam Unidades Básicas de Saúde de Floriano e identificam problemas.(Imagem:Assessoria)

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano