UESPI realiza III Semana da Consciência Negra em Floriano

20/11/2014 10h32

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A Universidade Estadual do Piauí, Campus Dra. Josefina Demes, em Floriano, através do Projeto Roda de Cultura e Universidade de Verona – Italiana, está realizando a III Semana da Consciência Negra, de 19 a 21 de novembro, com apoio dos acadêmicos do curso de Pedagogia, Movimento dos Colecionadores de Reggae e PIBID.

Com o tema “Do Repente ao Rap, e o lema: Cultura de rua com raça e classe”, o evento teve abertura na noite da última quarta-feira (19), no auditório da instituição, onde reuniu diversos acadêmicos.

Imagem: FlorianoNewsUESPI realiza III Semana da Consciência Negra em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Entre as atividades realizadas houve uma palestra ministrada pelo professor Alfredo Enerst, com a temática: “O repente enquanto música de identidade nordestina”, além da apresentação de poetas repentistas do município florianense.

Imagem: FlorianoNewsUESPI realiza III Semana da Consciência Negra em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

A III Semana da Consciência Negra tem como principal objetivo organizar palestras e eventos educativos, visando principalmente jovens e crianças negras, evitando o desenvolvimento do auto preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade, além de promover o intercâmbio e o diálogo entre a academia e a comunidade florianense, através da cultura negra.

A programação continua até sexta-feira, com oficinas, palestras, seminários, atividades culturais e outras manifestações artísticas da cultura negra, a partir das 19h00 no auditório da UESPI.

Imagem: FlorianoNewsUESPI realiza III Semana da Consciência Negra em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, alem de criar espaços para reflexão sobre o preconceito e a discriminação racial, assim como a valorização da cultura afro-brasileira.






Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook