Reunião discutiu destinação de resíduos do Conjunto Filadelfo Freire de Castro

11/04/2014 08h47

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Na tarde da última quinta-feira (10), o Prefeito Gilberto Júnior esteve reunido com representantes da empresa Estrela da Manhã, responsável pela construção do empreendimento habitacional Filadelfo Freire de Castro, para discutir o despejo dos resíduos do esgotamento sanitário do conjunto.

Participaram da reunião, os sócios da construtora Estrela da Manhã, André Bahia e Josias Bahia, a Secretária de Meio Ambiente, Manuela Simplício, o Secretário de Comunicação, idílio Macêdo, Secretário de Saúde, Dr. Bigman Barbosa, Secretáario de Governo, Cézar Pedrosa e o Presidente do Conselho das Associações de Moradores de Floriano (CONSAMF), Enoque Ramos.

De acordo com o Prefeito Gilberto Júnior, foi debatido com o engenheiro responsável André Bahia a respeito da destinação correta dos resíduos do esgotamento do Conjunto Habitacional Filadelfo Freire de Castro, que atualmente tem provocado incômodos aos moradores do logradouro, através do mau cheiro ocasionado pelo acúmulo de água suja.

“Desde quando nós soubemos do problema que está acontecendo nós tomamos providências, e chamamos a empresa para apresentar as explicações”, disse o Prefeito.

Imagem: FlorianoNewsPrefeito Gilberto Júnior(Imagem:FlorianoNews)Prefeito Gilberto Júnior

No mês de janeiro, a Secretaria de Meio Ambiente solicitou a Agespisa um laudo da mostra coletada no leito do riacho que corta o conjunto, para comprovar a poluição provocada pelo despejo do esgoto.

“Nós não queremos que aquela situação continue, então pedimos a empresa que nos apresentasse um prazo para dar uma solução para aquele problema”, enfatizou o gestor municipal.

Imagem: FlorianoNewsManuela Simplício, Secretária de Meio Ambiente.(Imagem:FlorianoNews)Manuela Simplício, Secretária de Meio Ambiente.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente, Manuela Simplício, empresa responsável pelo residencial Filadelfo Freire de Castro solicitou o prazo de 30 dias para fazer alguns estudos e mais 30 dias para iniciar as obras.

“Nós estamos resolvendo o problema e o prazo agora está estipulado. A gente só pede à população que tenha um pouco mais de paciência e aguarde os resultados, disse a Secretária.

Imagem: FlorianoNewsAndré Bahia(Imagem:FlorianoNews)André Bahia

De acordo com André Bahia, que além de sócio da construtora Estrela da Manhã, é presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon), apesar do incômodo o problema não afeta a saúde dos moradores e nem danos ao meio ambiente. Entretanto, o empreendedor prometeu adotar medidas para solucionar o transtorno.

“Nós vamos dar uma destinação melhor ao efluente, até porque somos o estado menos saneado do Brasil. O Piauí tem apenas 2,7% de suas residências saneadas, e muitas vezes a gente que é construtor acaba tendo dificuldades, pois o ideal era que tivesse uma rede de esgoto na cidade toda e a gente conectasse isso lá”, explicou.