Realizada audiência para implantação do Curso de Medicina em Floriano

06/07/2015 15h35

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (06), uma audiência pública, onde foram discutidos os fundamentos para implantação do Curso de Medicina em Floriano, pela Universidade Federal do Piauí.

Participaram do evento o Diretor do Campus Amílcar Ferreira Sobral, professor Mauro Sérgio Lima; Deputados estaduais Gustavo Neiva e Joel Rodrigues; Prefeito de Floriano, Gilberto Júnior; Vereadores, educadores, estudantes e sociedade civil organizada.

Imagem: FlorianoNewsRealizada audiência para implantação do Curso de Medicina em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

De acordo com o Diretor do Campus de Floriano, há uma grande expectativa para a abertura do curso, uma vez que a proposta acontece a nível nacional.

“Existe a necessidade de criação de novos Cursos de Medicina, a Universidade está pronta, agora o Campus não está preparado para receber um Curso de Medicina. Existe a necessidade no mínimo da doação de um terreno contido ao Campus para que a Universidade possa fazer o investimento”, relatou Mauro Lima.

Imagem: FlorianoNewsMauro Sérgio Lima(Imagem:FlorianoNews)

Ainda segundo o professor, outro ponto preocupante será a fase de estágios dos acadêmicos.

“Outro ponto que nos preocupa é que o universitário quando chegar à fase de estágio, ele vai necessitar fazer estágio em alta complexidade, e Floriano não dispõe de hospitais que tenham alta complexidade. Então existe a necessidade de um Hospital Regional”,
explicou.

Acerca da necessidade de um terreno englobado às terras da UFPI, o Prefeito Gilberto Júnior explicou que já foi feita uma pesquisa de custos.

“Existe uma estimativa de que uma desapropriação de um terreno bem próximo à Universidade Federal do Piauí vai na monta de mais de dois milhões de reais, o que é bastante difícil para o município suportar, mas o município tem opções, inclusive pode estar disponibilizando um terreno que não é ligado à Universidade, mas ficas nas proximidades, acerca de quinhentos metros, então se a Universidade se disponibilizar para estar atendendo a essa situação, o município está de portas abertas”, declarou o gestor.

Imagem: FlorianoNewsGilberto Júnior(Imagem:FlorianoNews)

Gilberto Júnior frisou ainda que entende a importância da discussão sobre a criação do curso em Floriano, mas que é preciso manter um diálogo pautado na realidade vigente.

“O município está de portas abertas, está abraçando a ideia, sabe da importância, agora precisa que a gente sonhe, mas sonhe com os pés fincados no chão, para que o sonho não se torne apenas um discurso que não tem muito fundamento. A gente sabe da importância, mas precisa andar dentro da realidade”,
encerrou.

Imagem: FlorianoNewsRealizada audiência para implantação do Curso de Medicina em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsRealizada audiência para implantação do Curso de Medicina em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: floriano, medicina, curso, campus