Profissionais da saúde participam de capacitação sobre Hanseníase

25/05/2015 16h06

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Enfermeiros do Programa Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde de Floriano estão participando de um curso de capacitação sobre a Hanseníase. A doença é infecciosa crônica, porém curável. Acomete principalmente a pele e nervos periféricos e tem alto poder incapacitante. O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Durante o treinamento foi discutido a forma de abordagem, como os agentes devem agir quando encontrarem pacientes com os sintomas e para onde encaminhar. A profissional responsável pelo treinamento, Eliana Amorim, explicou que o paciente precisa de uma atenção toda especial, até mesmo pelo estigma que a doença carrega.

“Nós estamos discutindo aqui no município de Floriano todas as questões que envolvem o atendimento ao paciente que tem hanseníase, uma doença que tem todo um estigma e está relacionado muitas vezes ao sofrimento, porque a comunidade não entende, os próprios profissionais não entendem, e a gente vem aqui discutir com os Agentes Comunitários, com os técnicos da Secretaria, com os gestores, toda a dinâmica de transmissão da hanseníase, como a gente pode fazer medidas de controle, trabalhar as questões do preconceito, da discriminação, para a gente construir um serviço de saúde que acolha tanto a pessoa que tem hanseníase, como a sua família”, disse Eliana Amorim.

Imagem: FlorianoNewsEliana Amorim(Imagem:FlorianoNews)Eliana Amorim

A capacitação, que acontece no auditório da FAESF, teve início na manhã desta segunda-feira (25). O evento é realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF), e possui uma carga horária de 20h/aula.


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano