PRF prende homem transportando 2.641 pássaros silvestres ilegalmente em Floriano

18/08/2017 11h27


Fonte PRF

Imagem: Divulgação/PRFPRF flagra motorista transportando de forma ilegal 1200 pássaros silvestres em Floriano.(Imagem:Divulgação/PRF)

No final da noite de quinta-feira (17) Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem que transportava mais de 1.200 pássaros silvestres de maneira ilegal em Floriano.

Os agentes abordaram um veículo Fiat/Uno Vivace, conduzido por Z.F.S (30). Ao fiscalizar o interior do veículo e o porta-malas, os policiais se surpreenderam com a quantidade de pássaros silvestres da fauna brasileira que ali eram transportados em condições totalmente degradantes.

O condutor afirmou que se tratava de aproximadamente 2.641 aves. A maioria da espécie Sporophila Nigricollis (papa-capim) e 01 unidade da espécie Cacicus Cela (xexéu).

Aos policiais, o condutor afirmou que os pássaros estavam sendo conduzidos de Barão de Grajaú / MA e seriam comercializados em fazendas no Município de Regeneração / PI.

Os pássaros serão entregues ao IBAMA para que retornem ao habitat natural de forma segura.
Imagem: Divulgação/PRFPRF flagra motorista transportando de forma ilegal 1200 pássaros silvestres em Floriano.(Imagem:Divulgação)

Segundo o IBAMA essa é a maior apreensão de animais silvestres no ano e no Nordeste. O valor arbitrado pelo IBAMA de multa foi de 1.320.500,00 (um milhão, trezentos e vinte mil e quinhentos reais).

A PRF tem intensificado as fiscalizações para reprimir os crimes ambientais em toda sua plenitude, com o objetivo de manter o meio ambiente em seu equilíbrio natural.

A ocorrência foi encaminhada à Policia Civil de Floriano / PI, para que sejam tomadas as medidas legais cabíveis.

ENQUADRAMENTO: Art. 29 da Lei 9605/98 (Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook