Prefeitura de Floriano e Codevasf discutem implantação do Programa Água para Todos

21/01/2014 14h03


Fonte SECOM

Representantes da Prefeitura de Floriano e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) se reuniram nessa terça-feira (21/01), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, para discutir a implantação do Programa Água para Todos no município.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Edvaldo Araújo, todas as comunidades rurais deverão ser beneficiadas com a instalação de cisternas, que hoje sofrem com a falta de água.

Imagem: FlorianoNewsPrefeitura de Floriano e Codevasf discutem implantação do Programa Água para Todos.(Imagem:FlorianoNews)

Participaram do encontro além do Prefeito de Floriano, Gilberto Júnior (PSB), o presidente da Câmara Municipal, Manoel Simplício, os Secretários Idílio Macedo (Comunicação), Nelson Junior (Educação), vereador Antônio Reis Neto (PSDC), além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, José da Guia Roseno, e pequenos produtores.

A Codevasf foi representada pelo engenheiro José Roberto Tajra Reis, que fez uma ampla explanação sobre o Programa Água Para Todos. Segundo ele, o engajamento de cada secretaria é de fundamental importância, uma vez que a dificuldade no abastecimento envolve diversas áreas.

"Quando a água é de qualidade as pessoas adoecem menos e, consequentemente, o município gasta menos com saúde curativa. Na área da Educação, muitas escolas não têm acesso à água potável, e isso interfere diretamente na qualidade do ensino. E a Agricultura, por si só, já é conhecedora dos problemas vividos pelo homem do campo”,
frisou o coordenador do programa.

Imagem: FlorianoNewsPrefeitura de Floriano e Codevasf discutem implantação do Programa Água para Todos.(Imagem:FlorianoNews)

Ainda segundo o coordenador, no Piauí, já foram instaladas 3.572 cisternas e, a previsão é que em 2014 sejam instaladas mais de 30 mil.

Durante a reunião ficou acordado que cada secretaria deverá fazer um levantamento geral do município, incluindo as comunidades rurais carentes de acesso à água. Aposentados que vivam exclusivamente da renda previdenciária, assim como escolas e postos de saúde situados em comunidades assistidas pelo programa também estão entre os beneficiados.

A indicação dos beneficiários do programa será de responsabilidade de comitês gestores municipais e comissões comunitárias, que deverão ser eleitos em breve. Esses grupos serão compostos por representantes da sociedade civil, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas e poder público municipal.

Os comitês devem observar em suas indicações as diretrizes do programa: os beneficiários devem ser famílias que residam em áreas rurais, vivam em situação de pobreza ou extrema pobreza – o que significa possuir renda per capita mensal de até R$ 140 –, tenham carência de acesso à água e possuam inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.

Para o Prefeito Gilberto Junior (PSB), com a implantação do programa, muitas famílias que necessitam de água potável, deverão ser contempladas com as cisternas.

“Fiquei muito satisfeito com a apresentação do programa, que deverá acabar com o sofrimento de várias comunidades florianenses entre outras, que hoje vivem em situação crítica e sendo abastecidas por caminhões pipas”,
disse o Prefeito.

Imagem: FlorianoNewsPrefeitura de Floriano e Codevasf discutem implantação do Programa Água para Todos.(Imagem:FlorianoNews)

AS CISTERNAS

Os reservatórios implantados pela Companhia são de polietileno e têm entre suas principais características a simplicidade do processo de instalação, a resistência e a vedação do armazenamento. O abastecimento ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório.

Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos – a água é própria para saciar a sede e para o preparo de alimentos. Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que os beneficiados guardem com segurança a água provida por carros-pipa. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.

Imagem: FlorianoNewsPrefeitura de Floriano e Codevasf discutem implantação do Programa Água para Todos.(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsreunião(Imagem:FlorianoNews)


 

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews