Norberto Campelo participa de audiência pública em Floriano e colhe sugestões para o CNJ

30/07/2015 09h19


Fonte OAB-PI

A fim de colher os reclames e sugestões dos profissionais da advocacia, o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil Norberto Campelo, aprovado recentemente pelo Senado Federal para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), participou de audiência pública na cidade de Floriano nesta quarta-feira (29). O evento foi realizado durante a programação da Caravana da Jovem Advocacia, promovida pela OAB-PI.

Imagem: FlorianoNewsNorberto Campelo(Imagem:FlorianoNews)

Durante a discussão, Norberto destacou o aumento no número de demandas do judiciário piauiense e de advogados. Preocupado com a situação, considera que este quadro agravou-se com a ampliação do acesso à justiça.

“O judiciário não se preparou para esta mudança. Pelo contrário, está encolhendo, pois temos diariamente magistrados se aposentando, falecendo, há ainda aqueles transferidos ou promovidos. A situação se agrava. Hoje temos uma carência de 30% apenas para recompor a situação que já era sentida há 10 anos”.

Sobre o CNJ, disse que a maior contribuição do Conselho em 10 anos de existência foi a promoção na mudança de cultura nos tribunais, que tornaram-se mais transparentes. Falou ainda do descontentamento da sociedade, sobretudo piauiense, com a justiça e comprometeu-se: “Precisamos encontrar meios para que o quadro de magistrados esteja no mínimo composto, este será nosso primeiro desafio no CNJ”.

“Primeiro piauiense a assumir um órgão de cúpula do Poder Judiciário e que tem a missão de nos ajudar a melhorar, cobrar, fiscalizar e contribuir através do CNJ. Materialmente, com recursos humanos, com conhecimento, planejamento. Este é o desejo e a missão do conselheiro no CNJ, que não poderia recair sob melhor pessoa, que possui ampla capacidade técnica e é conhecedor dos anseios e necessidades da justiça e da advocacia”,
destacou o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães.

Imagem: FlorianoNewsNorberto Campelo participa de audiência pública em Floriano e colhe sugestões para o CNJ(Imagem:FlorianoNews)

Durante a audiência, os participantes, a maioria jovens advogados, puderam expor suas dificuldades, propor soluções e sugerir medidas para a atuação do conselheiro no CNJ.
Norberto ingressará no CNJ em outubro de 2015. Até a posse, participará de audiências públicas com os advogados de vários municípios do Piauí, como já foi realizada em São Raimundo Nonato e desta vez em Floriano.

Participaram da audiência, o conselheiro federal, Sigifroi Moreno; o secretário geral da OAB-PI, Sebastião Rodrigues; o presidente da Subseção da OAB em Floriano, José Osório Filho; a delegada da Caixa de Assistência dos Advogados em Floriano, Erika Vasque e o presidente da Comissão de Direito Mineral e Petrolífero da OAB-PI, Alano Dourado.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook