Moradores do bairro Manguinha ficam insatisfeitos com alargamento de cemitério

26/08/2014 18h06

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsIniciada obras para ampliação do Cemitério São Pedro de Alcântara.(Imagem:FlorianoNews)Iniciada obras para ampliação do Cemitério São Pedro de Alcântara.

Teve início na manhã desta terça-feira (26), as obras de ampliação do terreno que fica situado em frente ao cemitério São Pedro de Alcântara, para dar início ao alargamento do cemitério, que atualmente não comporta mais nenhum novo sepultamento.

Porém, alguns moradores do bairro Manguinha são totalmente contra essa ampliação e já iniciaram um abaixo-assinado para ser encaminhado ao Ministério Público para que a construção seja embargada.

Imagem: FlorianoNewsIniciada obras para ampliação do Cemitério São Pedro de Alcântara.(Imagem:FlorianoNews)

Em entrevista a reportagem do Portal Floriano, a senhora Ilda, moradora do bairro, contou que as marcações para dar início a construção do novo muro que irá aumentar o cemitério, foram feitas sem que os moradores tivessem conhecimento, gerando então a insatisfação de todos que residem próximo do local.

“Aqui ninguém está satisfeito. Nós já estamo entrando pelo Ministério Público porque aqui ninguém foi comunicado de nada. Não tem precisão. A área do fundo, no tempo da gestão passada, era para ser aumentada. Não era pra ter construído nem colégio, nem quadra, não. E agora isso ai não vai influenciar em nada. Daqui uns dias vão ter que aumentar de novo. Quinze metros não influencia em nada. Vai só simplesmente prejudicar os moradores. Está todo mundo aqui revoltado e chateado”,
disse a moradora.

Imagem: FlorianoNewsIniciada obras para ampliação do Cemitério São Pedro de Alcântara.(Imagem:FlorianoNews)Iniciada obras para ampliação do Cemitério São Pedro de Alcântara.

Procurado pela reportagem para falar a respeito da ampliação do cemitério, o Prefeito Gilberto Júnior deu suas explicações. Primeiramente, o gestor municipal falou da atual situação da estrutura do cemitério, que já não há mais espaço no local para que parentes sepultem seus entes queridos, e falou de como poderá ser resolvido esse problema.

“Nós estamos com o cemitério totalmente defasado, praticamente não existe um espaço para que pessoas possam ser enterradas. Nós já contatamos várias pessoas ligadas a esse ramo para que pudéssemos conversar a respeito e ter uma solução. Mas a solução é exatamente uma permissão pública.”

Imagem: FlorianoNewsPrefeito Gilberto Júnior fala sobre obras no Cemitério São Pedro de Alcântara.(Imagem:FlorianoNews)Prefeito Gilberto Júnior fala sobre obras no Cemitério São Pedro de Alcântara.

O prefeito citou ainda o maior problema de se encontrar um local adequado para que possa ser feito um novo cemitério.

“Hoje, além dessa defasagem do nosso cemitério, com esse tanto de gente sendo enterrada no mesmo local, nós enfrentamos uma situação que na cidade de Floriano é muito difícil você encontrar um terreno arenoso, um terreno que seja profundo, um terreno adequado para a instalação de um cemitério. Por conta disso houve um estudo de uma ampliação daquele espaço do cemitério”.

Imagem: FlorianoNewsIniciada obras para ampliação do Cemitério São Pedro de Alcântara.(Imagem:FlorianoNews)

Como ainda não há uma solução definitiva para o caso, o Prefeito informou que a obra foi paralisada, e que não haverá nenhum procedimento posterior sem que Prefeitura e a comunidade possam estar conversando e debatendo mais sobre o assunto.

"A intenção é a melhor possível de fazer com que as famílias de Floriano possam ter um local onde seus entes queridos sejam enterrados. Eu dei a ordem de suspensão. Eu ouvi os moradores, recebi um abaixo-assinado e por conta disso a gente vai conversar com a associação e procurar uma forma melhor de solução para esse problema. Conversei com os moradores de forma muito harmônica, argumentações e a melhor forma foi a de nos sentarmos e conversarmos mais sobre o fato e encontrar uma solução mais adequada.”

Imagem: FlorianoNews (Arquivo)Cemitério São Pedro de Alcântara(Imagem:FlorianoNews)Cemitério São Pedro de Alcântara

O Cemitério São Pedro de Alcântara há muito tempo não suporta mais novos sepultamentos. No local, são sepultadas apenas pessoas que já têm terreno aforado. Os outros enterros são encaminhados para o cemitério do Bairro Alto da Cruz por ser um local que ainda não está com sua capacidade de lotação completa.