Ministério de Minas e Energia faz mapeamento das áreas de risco de Floriano

31/07/2014 15h00

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O município de Floriano recebeu na última quarta-feira (30), a visita do técnico da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, Sidney Barros, que está mapeando as áreas de risco a inundação e deslizamentos em 821 municípios do País.

De acordo com o Coordenador Municipal de Defesa Civil, João Raimundo Santos, o técnico foi enviado a Floriano para conhecer de perto as áreas de risco apresentadas pela Prefeitura Municipal e em seguida emitir um relatório apontando quais as áreas que tem possibilidade de sofrer com novas inundações e que medidas devem ser adotadas para prevenir outros desastres.

Imagem: João Raimundo SantosMinistério de Minas e Energia faz mapeamento das áreas de risco em Floriano.(Imagem:João Raimundo Santos)

Acompanhado por uma equipe, Sidney Barros visitou alguns pontos onde existem alagamentos quando há enchente no Rio Parnaíba, e alguns riachos em que acontecem enxurradas atingindo logradouros de famílias.

“Identificamos todos esses pontos para que seja feito um relatório para o Ministério de Minas e Energia, que está fazendo um trabalho articulado com o Ministério das Cidades, Ministério da Integração Nacional, e a Secretaria Nacional da Defesa Civil”, explicou João Raimundo Santos.

Imagem: FlorianoNewsJoão Raimundo, Coordenador Municipal de Defesa Civil de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)João Raimundo, Coordenador Municipal de Defesa Civil de Floriano.

A cidade de Floriano está situada geograficamente no Meio Norte do Nordeste brasileiro, entre três biomas, recebendo influência do sertão, serrado e da região amazônica, e tem uma média de chuva no período de inverno de 1.200 milímetros, com grande risco de inundações pelo grande volume de água dos afluentes do rio Parnaíba.

A situação ainda é agravada pelas condições de solo do município, que é raso. Desse modo, quando chove muito o solo fica encharcado e muitas construções vão a baixo.

De acordo com um mapeamento divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios em agosto de 2013, há previsão de enchentes nos próximos anos em Floriano, por esse motivo a Defesa Civil vem trabalhando planos de ações preventivas para evitar os impactos negativos em tempos de anormalidades na região.

Imagem: João Raimundo SantosMinistério de Minas e Energia faz mapeamento das áreas de risco em Floriano(Imagem:João Raimundo Santos)

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook