Hospital de Floriano comemora um ano de implantação de neurocirurgia

21/02/2018 13h00


Fonte Sasapi

“Tempo é cérebro”. Foi com essa frase que o neurocirurgião Ricardo Lopes relatou sua experiência no processo de implantação do serviço de neurocirurgia no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, na tarde desta terça-feira 20. Segundo ele, já era consenso de que Floriano preenchia as condições para implantar o serviço, num desafio de convencer pacientes e familiares que o serviço ali implantado realizaria procedimentos iguais e com as mesmas condições de grandes centros hospitalares.

“Tem um ditado que diz que tempo é cérebro. Se você demora entre 3 a 5 horas para operar um paciente com alguma patologia que dependa de neurocirurgia, a mortalidade vai chegar a 99%. Se você opera nas 3 primeiras horas, esse paciente muitas as vezes sai em 3 dias do hospital e com vida. Aqui(no Tibério Nunes, em Floriano) tinha as mesmas condições de Teresina. Ao fim deste primeiro ano, mostrou-se que a ideia foi fantástica, que a realização e apoio do Governo do Estado foi mais importante ainda. Portanto, é positivo dizer que o serviço de neurocirurgia em Floriano veio pra ficar e o benefício pra população é inestimável”,
afirma.

Imagem: FlorianoNewsHospital de Floriano comemora um ano de implantação de neurocirurgia.(Imagem:FlorianoNews)

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que estava acompanhado do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, e do ex-secretário de Saúde e atual diretor presidente do Instituto de Águas do Piauí, Francisco Costa, comemorou os números do serviço de neurocirurgia do Hospital, agradecendo o empenho de toda a equipe técnica. “O serviço de neurocirurgia do Tibério Nunes é um dos exemplos de que este hospital se consolida como um grande polo de saúde da região sul do estado. Aqui não são apenas números, ou redução de gastos com idas e vindas de ambulâncias para Teresina, são pessoas que foram atendidas bem mais perto de suas famílias e com uma qualidade igual à da capital”.

Na oportunidade, Florentino anunciou a retomada de obras na saúde em Floriano, como a Policlínica. “Junto aqui com o prefeito Joel Rodrigues, anunciamos a retomada das obras da Policlínica de Floriano e comunicar que já está aprovado pelo Ministério da Saúde mais um grande investimento no município, que é a implantação de um CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, com 11 cadeiras, para os diversos atendimentos nesta área aqui pra cidade. Assim como o serviço de neurologia, serão o CEO e a Policlínica de Floriano, mais um sonho realizado” avaliou.

Em apenas um ano de atividade do serviço de neurologia no Hospital Regional Tibério Nunes, foram realizadas 276 cirurgias, 1.164 atendimentos ambulatoriais e mais de 500 internações de pacientes de Floriano e de cidades da região sul do Piauí. O município de Floriano é referência em saúde para uma população com cerca de 500 mil habitantes, que vão além do Território dos Vales dos rios Piauí e Itaueira.

Imagem: FlorianoNewsHospital de Floriano comemora um ano de implantação de neurocirurgia.(Imagem:FlorianoNews)