Governador sanciona lei que institui feriado no Dia dos Bancários

27/08/2015 14h10

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Nesta sexta-feira (28), todas as agências bancárias estarão fechadas em comemoração ao feriado do 'Dia do Bancário no Piauí', comemorado anualmente no dia 28 de agosto.

A lei 6.702, aprovada na última quarta-feira (26), pelo Governador do Estado, Wellington Dias, atendeu ao Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Flora Izabel, instituindo o feriado em todo o Piauí.

De acordo com o Diretor Regional do Sindicato dos Bancários, agência de Floriano, Sebastião Normando da Silva Pereira, a luta pelo feriado era uma constante da categoria, que passa a ter um dia dedicado ao descanso.

“Essa Lei institui o feriado bancário em todo o Estado do Piauí. Sabemos que todo dia vinte e oito de agosto é Dia do Bancário. A gente ainda não tinha esse feriado, mas era uma reivindicação antiga da nossa categoria”,
disse.

Imagem: FlorianoNewsSebastião Normando da Silva Pereira(Imagem:FlorianoNews)

O dia 28 de agosto foi consagrado Dia do Bancário no ano de 1964, em homenagem à greve de 1951, que durou 69 dias, quando os bancários de São Paulo conquistaram vários avanços para a categoria.

Em 2014, o Sindicato dos Bancários, em parceria com a deputada Flora Izabel, reiniciou o debate junto a Assembleia Legislativa do Estado, tendo em vista que desde 2009 os bancários da Paraíba haviam conquistado o feriado para este segmento da sociedade.

Imagem: FlorianoNewsGovernador sanciona lei que institui feriado no Dia dos Bancários.(Imagem:FlorianoNews)

O projeto foi aprovado em 2014 depois de uma longa peregrinação aos gabinetes dos deputados estaduais, entretanto, o ex-governador Wilson Martins vetou a lei aprovada na ALEPI.

Em junho de 2015, o projeto foi reapresentado e aprovado, sendo finalmente sancionada a lei que torna o dia 28 de agosto feriado bancário no Estado do Piauí.

A exemplo de todo o Piauí, as agências bancárias de Floriano não funcionarão nesta sexta-feira (28), voltando ao expediente normal na manhã de segunda, dia 31.

Imagem: FlorianoNewsGovernador sanciona lei que institui feriado no Dia dos Bancários.(Imagem:FlorianoNews)