Giramundo apresenta Dança Afro durante a Semana Cultural em Floriano

01/05/2016 08h30

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Na última sexta-feira (29), a Companhia de Artes Cênicas Giramundo apresentou a dança afro, durante a segunda noite da Semana Cultural, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Floriano. A Cia liderada pela produtora cultural Annysia Carvalho vem aprofundando estudos e técnicas para o aperfeiçoamento de atividades aderidas pela Cia, tanto na Dança como no Teatro.

O primeiro momento importante da Dança Afro é quando os jovens trocam a ociosidade por uma atividade cultural e esportiva. A busca da identidade, tanto pessoal quanto coletiva, e a constante educação cultural que a Dança Afro promove são contribuições agregadas a essa parte. Fisicamente, além da destreza e conhecimento corporal, o aprimoramento da coordenação motora leva às buscas pela linguagem e pelos limites do corpo.

Imagem: Giramundo Giramundo apresenta Dança Afro durante a Semana Cultural em Floriano.(Imagem:Giramundo )

A diversidade de ritmos culturais existentes hoje, foi oriunda de uma miscigenação que desenvolveu a identidade cultural do Brasil. Ao longo dos anos a dança de origem africana começou a ser modelada e encaminhada a diferentes estados.

A sua trajetória teve início com o fim da escravidão, e em meados dos anos 20 e 30 do século passado, os negros começam a migrar para o Rio de Janeiro deixando marcas do samba e umbanda (uma variação da religião afro brasileira, com influência do Kardecismo que desenvolveu um novo modelo de entidade cristã denominada Exu), no estado que contribuiu com a fixação e a valorização de raízes da mestiçagem projetada no país.

Imagem: Giramundo Giramundo apresenta Dança Afro durante a Semana Cultural em Floriano.(Imagem:Giramundo )

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: afro, cultural, dança