Floriano é beneficiada com contratualização de Unidades Hospitalares do SUS

22/07/2014 14h32


Fonte ASCOM Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) celebra, a partir desta quarta-feira (23), uma nova contratualização com unidades hospitalares que compõem a Rede SUS (Sistema Único de Saúde) no Piauí. O objetivo é apoiar, inclusive financeiramente, os hospitais regionais e estaduais geridos pela Sesapi no sentido de integrá-los ao processo de implementação da Política Nacional de Assistência Hospitalar.

A primeira etapa acontece em Floriano, na sede da Coordenação Regional de Saúde, nesta quarta-feira (23), com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Mirócles Campos Veras.

Assinarão o novo modelo de contratualização os hospitais de Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente, Curimatá, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Canto do Buriti, Picos, Oeiras, Simplício Mendes, Valença, Elesbão Veloso, Amarante, Demerval Lobão.

“Vamos repassar 20% a mais para cada hospital em cima da produção de cada unidade de saúde”, explica o Secretário Mirócles Campos Veras.

Imagem: FlorianoNewsMirócles Veras(Imagem:FlorianoNews)Mirócles Veras

Antes da assinatura dos documentos, os diretores dos hospitais e gestores de saúde participarão de palestras e debates sobre o tema. Vários integrantes da equipe técnica da Sesapi estarão no evento tirando dúvidas e explicando como será a contratualização. Segundo ele, os hospitais receberão mais recursos, mas também serão cobrados por resultados positivos, principalmente em relação a resolutividade.

“Será feito um plano operativo de cada hospital. Queremos assim aumentar a resolutividade e diminuir o fluxo de pacientes para Teresina e, desta forma, melhorar a qualidade de vida deles”,
afirma Mirócles Veras.

Ainda de acordo com o secretário, esse formato de contratualização atende a uma portaria do governo federal, mas poucos estados a cumprem.

“É uma determinação do governo e o Piauí passa a ser um dos poucos a integrá-la”, disse o secretário.

Na sexta-feira será a vez de hospitais da região norte geridos pela Sesapi. Farão a contratualização as unidades de saúde de Parnaíba (HEDA), Piripiri, Campo Maior, Esperantina, São Miguel do Tapuio, Luzilândia, Buriti dos Lopes.

Agenda:

Dia 23:Seminário de contratualização de Unidades Hospitalares da Rede SUS
Local: Regional de Saúde de Floriano
Endereço: Rua Manoel Pereira, 400, Conjunto Pedro Simplício
Horário: a partir das 9h

Dia 25: Seminário de contratualização de Unidades Hospitalares da Rede SUS
Local: Regional de Saúde de Parnaíba
Endereço: Rua Melvin Jones, 1327, Bairro: Pindorama
Horário: a partir das 9h


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews