Entregue oficialmente o Sistema de Vídeo-Monitoramento de Floriano

22/01/2015 09h32


Fonte Secom

A entrega oficial do sistema de monitoramento aconteceu na tarde desta quarta-feira (20), no quartel do 3º BPM de Floriano. A solenidade de inauguração contou com a presença do Prefeito Gilberto Júnior; do Subcomandante da PM no Piauí, Cel. Lindomar Castilho; do Comandante da PM de Floriano, Cel. Lisandro Honório; do Juiz da 1º vara de justiça, Dr. Noé Pacheco; Promotor de Justiça, Claudio Soureiro; Vice-presidente da Câmara Municipal, Manoel Simplício;da Presidente da Associação Comercial, Cândida Goés; do Delegado Geral da Polícia Civil de Floriano, Francisco de Assis Carvalho Neto; do Superintendente da Sutran de Floriano, Marcony Alisson; e do empresário Gilberto Martins, tesoureiro da Sincomflor que estava representando o presidente da entidade Conegundes Gonçalves.

Imagem: SecomEntregue oficialmente o Sistema de Vídeo-Monitoramento de Floriano(Imagem:Secom)

O sistema de monitoramento já esta funcionando desde dezembro do ano passado. Floriano é o terceiro município do interior do Piauí, depois de Fronteiras e Batalha, a implantar o sistema de segurança de vídeo-monitoramento, o guardião eletrônico. O projeto Cidade Monitorada tem como objetivo coibir a ação de bandidos e vândalos e auxiliar a policia no trabalho de segurança ostensiva.

A implantação do sistema custou 150 mil reais, “quando nós percebemos que era possível esse beneficio tecnológico para cidade, nos buscamos saber até que ponto o município teria condições de arcar para trazer esse beneficio, e percebemos que o projeto que inicialmente custava em média 180 mil reais, nós conseguimos reduzir para 150 mil.Fizemos uma parceria com a Associação Comercial e com a Sincomflor para que esse custo ficasse dividido, sendo que a prefeitura cobriu 110 mil do total,” falou o Prefeito Gilberto Júnior.

Imagem: SecomEntregue oficialmente o Sistema de Vídeo-Monitoramento de Floriano.(Imagem:Secom)

O monitoramento é feito por 32 câmeras que foram instaladas nas principais ruas e avenidas, além das entradas e saídas da cidade, e bairros mais distantes. A sala de monitoramento foi instalada no quartel da policia militar e um policial faz o acompanhamento 24 horas das imagens.

“A parceria com a policia militar se justifica exatamente pelo fato de a policia ser essencial para o vídeo monitoramento ser efetuado com excelência, além de mostrar onde de fato esta acontecendo o crime e assim os policiais fazerem alguma coisa e tomar providências em uma situação de flagrante ou de perseguição,”
disse o Prefeito.

“Passo importante para o desenvolvimento da segurança do município, nosso reconhecimento e gratidão ao prefeito Gilberto Júnior que encabeçou esse projeto e toda classe empresarial", falou o Cel. Castilho, Subcomandante da PM-PI.

Segundo o Prefeito e as autoridades envolvidas no projeto Cidade Monitorada, a intenção é ampliar o monitoramento da cidade, já que o sistema oferece condições tecnológicas para isso.

“Com esse sistema poderemos ampliar nossa visão, ir direto ao ponto e garantir a segurança do cidadão,”
disse o Cel. Lisandro Honório.


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano