Concessionária Honda de Floriano apresenta nova CG 150 Titan com sistema de freios CBS

17/12/2014 10h26


Fonte Uol

Imagem: FlorianoNewsConcessionária Honda de Floriano apresenta nova CG 150 Titan com sistema de freios CBS.(Imagem:FlorianoNews)Nova CG 150 Titan com sistema de freios CBS.

Desde que lançou a linha CG, em 1976, a Honda jamais teve medo de embutir tecnologias ainda não assimiladas em modelos populares. Foi assim com o freio dianteiro a disco, a injeção eletrônica e, posteriormente, o sistema de alimentação bicombustível. Para a linha 2015, a marca japonesa trouxe outra inovação, os freios CBS (combinados), que estarão presentes nas duas versões da CG 150 Titan, ESD e EX.

Com a inclusão do aparato (chamado pela própria Honda de "CombiBrake"), a marca promete ajudar especialmente usuários sem muita experiência de pilotagem. Ele consiste no acionamento automático parcial do disco dianteiro quando só o traseiro é solicitado, prática ainda muito comum entre motociclistas brasileiros, especialmente os recém-saídos da moto-escola.

O sistema funciona em dois estágios: se o pedal traseiro é pressionado de leve, continua freando apenas atrás. Porém, quando acionado com mais vigor, ativa um segundo cilindro-mestre que distribui a força da frenagem entre o tambor traseiro e um terceiro pistão, colocado entre os outros dois na pinça dianteira. Segundo a fabricante, o reforço do CBS reduz em até 20% o espaço de frenagem da Titan.

Com a atualização, as motos encareceram. Os preços sugeridos para o modelo topo da linha CG ficaram em R$ 7.680 (versão ESD) e R$ 8.180 (EX), sem despesas de frete e seguro. A linha chegou às concessionárias, nas cores preta (ESD), vermelha com a tampa lateral branca (ambas as versões) e tricolor (EX).

A tendência é que a Honda CG Titan com freios combinados agrade bastante os motociclistas recém-habilitados. A tecnologia deve ser implantada em outros modelos da família em breve, e é necessária. Afinal, quase metade das mortes no trânsito brasileiro envolvem motociclistas.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: honda, linha, titan