Carreta da Mulher leva programa Saúde Cidadã para moradoras de Floriano

16/09/2014 14h53

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsCarreta Rosa(Imagem:FlorianoNews)Carreta Rosa

Já está presente na cidade de Floriano a unidade móvel da saúde da mulher, que traz o programa “saúde cidadã, saúde da mulher” que tem como objetivo desenvolver ações que garantam o fornecimento de exames preventivos ao câncer para as mulheres, principalmente na faixa etária de 45 a 69 anos.

Imagem: FlorianoNewsAparelho de mamografia.(Imagem:FlorianoNews)Aparelho de mamografia.

Em Floriano, apenas o serviço de mamografia está em funcionamento. O atendimento começou na manhã desta segunda-feira, dia 15 de setembro, no horário de antes das 7h00 da manhã, e atendeu a cerce de 50 mulheres.

Na cidade de Floriano, serão feitas um total de 250 mamografias, determinada pela Secretária de Saúde do Estado. Mulheres que já fizeram o exame de mamografia no ano de 2014 não poderão estar repetindo.

O Secretário Municipal de Saúde de Floriano, Dr. Bigman Barbosa, em entrevista ao Portal FlorianoNews, falou sobre a importância do projeto e a facilidade que as mulheres terão para fazerem os exames que o projeto disponibiliza.

Imagem: FlorianoNewsO Secretário Municipal de Saúde de Floriano, Dr. Bigman Barbosa(Imagem:FlorianoNews)O Secretário Municipal de Saúde de Floriano, Dr. Bigman Barbosa

É um programa importante porque é uma possibilidade que as mulheres têm para estarem fazendo esse tipo de exame porque aqui no município não dispõe desse tipi de exame e os locais onde podem ser realizados esses exames são locais que as pessoas disponham de recursos financeiros. Então vêm esses exames para cá, de forma gratuita e é uma grande oportunidade para que as mulheres possam fazer esse tipo de prevenção.”

As mulheres que estavam presentes no local, são de grande maioria dos interiores e disseram ao FlorianoNews que é de grande importância para elas que programas desse nível sejam realizados pelo país, pois para quem moram na zona rural o acesso é restrito devido as condições financeiras, obrigando-as se deslocarem às vezes até a capital do estado.

O programa é uma parceria do governo do Estado com as secretarias municipais de saúde.
Além dos serviços voltados às mulheres as unidades móveis oferecem, ainda, atendimento clínico, pediátrico, laboratorial e odontológico.

Imagem: FlorianoNewsFlorianoNews(Imagem:FlorianoNews)


Imagem: FlorianoNewsMulheres em espera para atendimento(Imagem:FlorianoNews)Mulheres em espera para atendimento

Imagem: FlorianoNewsFlorianoNews(Imagem:FlorianoNews)