Capoeiristas se reúnem no centro de Floriano para apresentarem sua arte à população

14/09/2014 10h23

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsAleidim - capoeirista(Imagem:FlorianoNews)Aleidim - capoeirista
Na manhã de sábado, dia 13, um grupo de capoeirista da cidade de Floriano esteve reunido em frente a Igreja São Pedro de Alcântara para realizarem o batizado dos integrantes do grupo. Estamos fazendo uma roda de abertura do evento que vai acontecer na cidade de Floriano no batizado.

Em seguida, por volta das 15h00, foi realizada uma palestra para os praticantes da Capoeira, na Câmara Municipal da cidade.

Com a presença de dois professores dos estados do Ceará e da Bahia, o grupo esteve na cidade de Barão de Grajaú, na quadra coberta do município, por volt das 16h30, para apresentar à população da cidade vizinha o ritmo dos capoeiristas.

E na manhã de hoje, 14 de setembro, os capoeiristas se reuniram no Comércio Esporte Clube de Floriano para realizarem o 8º batizado. O evento foi realizado por volta das 10h00 com os professores Rinaldo, de Fortaleza e Giboa, da Bahia.

Imagem: FlorianoNewsFlorianoNews(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsFlorianoNews(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsFlorianoNews(Imagem:FlorianoNews)

História da Capoeira


A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro, e muitos destes escravos, que vinham de Angola, faziam muitas danças ao som de músicas.

No Brasil

Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: cidade, capoeira, brasil