Atendendo mais de 90 cidades, hospital em Floriano está superlotado

17/03/2017 16h30


Fonte G1 PI

Há mais de um mês, o Hospital Tibério Nunes, em Floriano, vem funcionando acima da capacidade e o resultado são corredores superlotados. Com o fim do período de carnaval, a procura pela unidade de saúde só aumentou por conta do período de chuvas devido à doenças ocasionadas nessa época.

"A condição do hospital hoje é a referência para o Sul do Piauí. Respectivamente recebemos pacientes de todos os municípios da região e outras devido alta complexidade. Isso tem nos dado respaldo de qualidade de atendimento, porém tem provocado uma superlotacão",
comentou o diretor do hospital, Paulo Bonfim.

Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarHospital Regional Tibério Nunes(Imagem:FlorianoNews)

O diretor ainda explicou que a ampliação de 114 para 146 leitos ainda não foi suficiente para atender pacientes de 94 municípios no entorno de Floriano e dos estados da Bahia, Pernambuco e Maranhão. A dona de casa Claudiane saiu de Dom Inocêncio para procurar atendimento para o filho em Floriano, que sofreu um acidente.

"Tudo é mais difícil e não tem todas as especialidades na minha região",
explicou a aposentada Mariana Severo é de Francisco Aires, que procurou a unidade por conta de uma dor de cabeça.

Por conta da grande procura, as cirurgias eletivas foram reduzidas para priorizar as urgências e emergências. Segundo o diretor Paulo Bonfim, o procedimento se tornou difícil porque não se pode deixar de atender os pacientes com risco de vida para aqueles que podem esperar.

O cirurgião neurovascular Lázaro Laignier percebeu o aumento. "Antes nós tínhamos uma média de duas a três cirurgias por semana, já hoje chegamos uma média de até 15. Isso sem contar as cirurgias ortopédicas, que é um número bem maior. O volume de atendimento aumentou e o hospital está no seu limite", declarou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook