Apagão de mais de 15 horas gerou prejuízos ao comércio de Floriano

25/03/2015 08h14

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Um apagão que durou mais de 15 horas no município de Floriano, provocou transtornos aos lojistas e comerciantes. O fornecimento foi suspenso às 16h de domingo (22) e até às 10h de segunda-feira (23) a situação não havia sido regularizada.

Nas agências bancárias também houve grande movimentação, já que os atendimentos também foram suspensos. Em algumas vias da área central os sinais não funcionavam, o que incomodou aos motoristas.

Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarConegundes Gonçalves de Oliveira(Imagem:FlorianoNews)Conegundes Gonçalves de Oliveira

Em entrevista à reportagem do Portal FlorianoNews, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano, Conegundes Gonçalves de Oliveira, contou que a interrupção gerou prejuízos inestimáveis ao comércio.

“Nós fomos surpreendidos diante de algo que a sociedade não está mais preparada pra conviver, que é sem a energia elétrica, porque nós já nos tornamos dependente e o mais agravante é que ocorreu no final de semana e no período de chuva. Sabemos que e a empresa, a Eletrobras, tem dificuldades, pois a estrutura é pequena para resolver problemas assim num tempo menor e como foi em um local de difícil acesso dificultou a solução do problema em menos tempo. O apagão trouxe um prejuízo extraordinário, pois muitas empresas que trabalham com produtos congelados tiveram os mesmos danificados, além de instituições que mantém medicamentos em temperatura controlada. A gente espera que não se repita porque foram quase 20 horas, sem se falar no sofrimento das pessoas em geral de enfrentar uma noite inteira de calor e muriçoca”,
disse Conegundes.

Além de Floriano, outros 16 municípios ficaram mais de 15 horas sem fornecimento de energia elétrica.

Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarRaimundo Irene(Imagem:FlorianoNews)Raimundo Irene

De acordo com o Coordenador de Operação da Eletrobras de Floriano, Raimundo Irene, o possível motivo foi uma descarga atmosférica (raio), que atingiu a rede, provocando o rompimento de duas cadeias de isoladores de disco na linha de transmissão, próximo ao povoado Manga, entre as cidades de Floriano e Guadalupe.

“A gente teve esse imprevisto, supostamente ocasionado por uma descarga atmosférica, onde a gente teve a quebra de duas cadeias de isoladores de disco, no Km trinta e dois da linha de transmissão, entre Floriano e Guadalupe”,
disse Raimundo Irene.

Quando fatos atípicos como este acontecem, o sistema de proteção atua e desliga toda a rede. A localização exata do local do defeito e o difícil acesso retardaram a resolução do problema, que envolveu quatro equipes da empresa.

Devido à falta de energia, o município de Floriano sofreu ainda com a falta de água, sinal de telefonia celular e acesso à internet.

Em nota, a assessoria de imprensa da Eletrobras informou que na tentativa de restabelecer o fornecimento de energia, foi realizado o remanejamento de cargas para 22 mil unidades para a rede de Picos, entretanto, 42 mil unidades ainda ficaram sem energia. O problema somente foi solucionado por volta de 10h30 de segunda-feira e as 22 mil unidades que estavam recebendo energia de Picos voltaram a ser atendidas pela rede de Floriano.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews