TJD-PI acata denúncia que estabelece anulação do mandato de Jankel Costa

31/10/2014 09h05


Fonte Globoesporte.com

O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI), José do Egito, informou que irá colocar na pauta de julgamento do órgão a representação de um grupo de torcedores do Flamengo-PI que pede a anulação do mandato do presidente Jankel Costa e a realização de uma nova eleição no clube. O procurador do Tribunal, Raimundo Miranda, emitiu parecer favorável sobre a denúncia de supostas irregularidades no pleito rubro-negro. O caso será entregue ao relator Antônio Wilson e posteriormente levado a votação da justiça desportiva. A data, segundo José do Egito, não foi definida.

A ação feita pelo grupo Resgaste Fla-PI, que faz oposição a Jankel Costa, argumenta que o mandato do presidente não tem mais validade, pois a votação realizada por sócios do clube em julho de 2011 garantia o período de dois anos. Jankel está no terceiro ano no comando do Rubro-Negro. Segundo José do Egito, o caso passará pela avaliação do tribunal.

- Quero colocar na pauta de julgamentos na próxima semana, ainda sem previsão de data. O relator vai analisar o parecer do procurador e as providências serão tomadas a partir desta decisão. Vamos ver, a denúncia pode ser arquivada ou ir a julgamento após ser aceita pelo relator – explicou José do Egito.

Para Petrônio Filho, membro do grupo Resgate Fla-PI, a tramitação da ação no TJD-PI representa um avanço. O torcedor acredita que o clube necessita de uma auditoria porque também tem outras pendências judiciais, como a venda da sede.

- Isso é o primeiro passo para a moralidade e tentativa de salvar o Flamengo-PI. O clube não tem mais sede, patrimônio e até os troféus estão desaparecidos. A reeleição do atual presidente aconteceu em uma assembleia de prestação de contas, e eles simplesmente pegaram mais dois anos de mandato e descumpriram um acordo judicial que estabeleceu apenas dois. A atual diretoria está ilegalmente atuando no futebol – revelou Petrônio.

O vice-presidente do Flamengo-PI, José Cardoso, negou as irregularidades. Segundo o dirigente, houve uma mudança no estatuto do clube aprovada em assembleia pelos sócios. O edital de convocação, de acordo com Cardoso, foi dado publicidade.

- Esse grupo perdeu as eleições e está preocupado apenas com a pessoa física do Jankel e do Cardoso. Houve uma prestação de contas e mudança de estatuto, não uma nova eleição. Está tudo assinado, todos aceitaram que o mandato passasse de dois para quatro anos. Na verdade, eles gostam de confusão e não querem o bem do Flamengo-PI, querem é afundar. Nunca deram um bombom e querem aparecer na mídia – rebateu Cardoso.

O parecer do procurador do TJD-PI acontece em meio a uma crise administrativa na Raposa ao longo de 2014. Uma ex-funcionária do clube acusou o presidente Jankel Costa de estelionato após um débito de R$ 14 mil nas contas de energia da sede do time. O caso foi registrado no 10º Distrito Policial de Teresina. A acusação também foi negada pelo presidente rubro-negro.


Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: flamengo, parecer, tribunal