Sem abalo no empate, Flávio renova votos de confiança no River-PI

29/01/2015 13h50


Fonte Globoesporte.com

Duas situações foram observadas por Flávio durante o último amistoso do River-PI na pré-temporada: a organização tática do elenco e o lado emocional dos jogadores sob os aspectos do empenho e da força de vontade. O lado técnico foi preterido pelo treinador por causa das condições do gramado do estádio Felipão, em Altos, onde o time realizou o jogo-treino. Em claro e bom som, Flávio Araújo repetiu por três vezes – durante as entrevistas – que o psicológico do elenco para a Copa do Nordeste sequer foi arranhado após o empate em 1 a 1 com a seleção da cidade.

Imagem: Josiel Martins/GloboEsporte.comFlávio Araújo e o auxiliar Hélio Pinheiro observam o time da linha de fundo.(Imagem:Josiel Martins/GloboEsporte.com)Flávio Araújo e o auxiliar Hélio Pinheiro observam o time da linha de fundo.

As reações de Flávio não fugiram à regra das demais exibições do Tricolor na pré-temporada, mais observação e recado exato para jogadores-chaves, sem exageros ou broncas exacerbadas. O que destoou foram as críticas quanto à arbitragem. Em alguns momentos, o comandante do Galo engrossou:

- Tá pipocando, professor – disse, por quatro vezes, ao auxiliar, quarto árbitro e principal após não gostar de Amarildo ter levado o amarelo em uma confusão com o meia Jarbas no meio de campo.

- Professor, tá pipocando – seguiu, só parando após ser chamado a atenção do trio.

No mais, Flávio contorceu o corpo em duas bolas levantadas por Esquerdinha em cobrança de falta, já no finzinho de partida, e colocou a boca de canto quando Warley, Tote e Eduardo não evoluíam com as jogadas. No segundo tempo, aos 31 minutos, deu parabéns a Edu quando o atacante puxou a melhor troca de passes tricolor na partida: chamou a marcação dos dois zagueiros, deu um toque para Luís Augusto, livre no meio, que abriu para o chute de Hugo.

- Temos que ser um time competitivo, principalmente com qualidade e força de marcação. Além disso, a compactação na posse de bola, marcar e agredir o adversário. Estou confiante, o time está mostrando disposição e isso é fundamental. Estamos bem, no caminho e nesses seis dias fechar a pré-temporada reforçando o coletivo e a parte técnica – frisou o treinador.

Imagem: Josiel MartinsRiver-PI empata, e jogadores reclamam de gramado do estádio Felipão.(Imagem:Josiel Martins)River-PI empata, e jogadores reclamam de gramado do estádio Felipão.

Essa compactação foi cobrança persistente nos 90 minutos tanto para reservas, no primeiro tempo, e titulares, na etapa final. Logo na saída de bola de cada período, vieram os gritos para apertar a seleção de Altos, reduzindo o espaço de ataque do rival. Valeu mais no segundo tempo com a formação – praticamente – titular do River-PI para a estreia do dia 3 de fevereiro, contra o Botafogo-PB, em João Pessoa: os volantes Kássio e Amarildo, e os laterais Tote e Hugo. A exigência também ficou em fazer a marcação no campo do adversário, e orientações para Esquerdinha distribuir o jogo mais pela direita, quando o ataque se concentrava no outro lado.

Flávio continuou afirmando que tem 70% do time titular, mesma porcentagem dita na semana passada. Questionado sobre a mesma numeração, pulou para 80%. Com respostas óbvias para perguntas óbvias, o treinador mostrou confiança com o que viu. Gostou? Resumiu apenas que “tá bom”.

- As observações não faço para imprensa, apenas ficam para a comissão técnica e jogadores. Claro, não podemos abrir o jogo. O amistoso foi um exemplo de força de vontade, o elenco está bem – contou.

Reservadamente, o auxiliar técnico Hélio Pinheiro foi chamado para um papo em dois momentos, após o intervalo entre os tempos e no final da partida, antes de iniciar as entrevistas. Depois, o elenco se despediu de Altos com um Pai Nosso.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: partida, time, treinador