Piauienses lideram 50% do ranking de badminton; base se destaca no Brasil

19/08/2014 12h33


Fonte G1 PI

A cada atualização do ranking nacional de badminton, os piauienses provam em números que são promessas mais consistente na modalidade. Os atletas do estado lideram metade das categorias com direito à dobradinha em cinco delas. No Sub-11 e no Sub-13, o domínio é total. Os destaques ficam por conta de Sâmia Lima, que ainda tendo 14 anos, mas já aparece no top 10 da categoria Sub-17. Lucas Alves e Francielton Farias fazem parte do Top 10 da categoria principal.

Dentro de cada categoria de idade são disputadas cinco subcategorias: simples masculina, simples feminina, duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas. Nas duplas mistas da categoria Sub-11, sete duplas então no ranking e cinco delas são formadas por piauienses. Além do mais, todas as subcategorias tem dobradinha de atletas do estado.

Sâmia Lima reúne em seu nome algumas marcas positivas. Mesmo aos 14 anos, ela resolveu disputar vaga nas categorias de cima e estreou muito bem na Sub-17. Atleta mais nova a integrar a seleção principal de badminton, ela aparece na décima colocação do ranking de simples feminino na categoria.

Falando em nomes com retrospectos positivos, a divisão principal tem uma disputa caseira por boas posições. Lucas Alves e Francielton Farias estão em oitavo e nono lugar, respectivamente. A disputa é boa porque é do ranking que se define os participantes da seleção para as viagens internacionais, além daqueles que vão buscar pontos para brigar por uma vaga nas Olimpíadas do Rio 2016.

Ainda na categoria principal, a simples feminina tem uma disputa ainda melhor. Andreza Miranda e Gabrielle Cavalcante dividem o terceiro lugar, e fechando o Top 5 da categoria ainda tem a piauiense Emanuelly Farias.

Todos esses nomes estarão em ação no final desse mês no Campeonato Norte-Nordeste de Badminton, que acontece em Teresina. A competição não soma pontos para o ranking nacional, mas serve de preparação para as próximas competições. A terceira etapa nacional acontece em setembro, em Vitória, Espírito Santo. Já a categoria principal tem pela frente nesse segundo semestre o Brasil International Badminton Cup, em outubro.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: categoria, duplas, badminton