Piauienses conquistam 3 medalhas no Pan-Americano

28/07/2014 13h10


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo PessoalClique para ampliarPan-Americano Júnior de badminton foi disputado na Guatemala.(Imagem:Arquivo Pessoal)Pan-Americano Júnior de badminton foi disputado na Guatemala.

No Pan-Americano Junior de badminton, disputado durante a última semana na Guatemala, os piauienses subiram ao pódio por três vezes: Francielton Farias e Sâmia Lima, com a seleção brasileira na disputa por equipes, e Lorena Vieira e novamente Sâmia Lima na competição individual. Nas avaliações dos treinadores, uma mistura de satisfação com o sentimento de que podiam ter feito mais.

O torneio começou com a disputa por equipes, entre os dias 20 e 22 de julho, com Francielton e Sâmia compondo a seleção brasileira. Os atletas do clube Joca Claudino fizeram parte da campanha que conduziu o grupo brasileiro até a final, quando foram derrotados pelos norte-americanos e ficaram com o segundo lugar, faturando a medalha de prata.

Nas competições individuais, apenas Sâmia conseguiu medalhar novamente. Francielton parou nas quartas de final na categoria sub-19. Já Sâmia jogou, além da modalidade simples, dupla mista e feminina, todas na categoria sub-15, mas somente nesta última subiu ao pódio. Ao lado de Manoela Gori, a piauiense venceu Andrea Quirola e Alejandra Quan, da Guatemala, e Ines Rosell e Micaela Flores, do Peru. Na semifinal, as brasileiras perderam para Jamie Hsu e Nadja Susanto, dos EUA, e ficaram com a medalha de bronze. Na avaliação de France Lima, da comissão técnica do Joca Claudino, os resultados poderiam ser melhores.

- Esperávamos mais. O Francielton sempre teve um problema com a questão psicológica, falta de concentração, e isso atrapalha ele nos jogos, mas dava para avançar mais. A Sâmia podia chegar até uma final. É o último ano dela de sub-15, venceu o Nacional na sub-17, então esperávamos mais. Mas ainda vamos ter um relatório destes jogos para saber o que aconteceu – afirma.

Outro clube piauiense que mandou representantes para o torneio foi a Associação de Badminton do Grande Dirceu. Do time da Asbagdi competiram Alan Gomes, Morgana Araújo, Isabelle Oliveira e Lorena Vieira, mas apenas a última conseguiu subir ao pódio. Nas duplas femininas sub-17, a piauiense jogou ao lado de Jeisiane Alves. As brasileiras venceram Fatima Fuentes e Katherine Guznan, de El Salvador, e Ines Salazar e Paula Regal, do Peru. Na semifinal, perderam para Nicole Frevold e Krista Hsu, dos EUA, por 2 sets a 1, ficando com o bronze. Para Ana Cristina Silva, treinadora e presidente do clube, o resultado deve ser visto como positivo.

- Estávamos há mais de dois anos fora do circuito internacional e só estar aqui já é uma vitória. Uma medalha de bronze onde estão presentes os melhores das Américas só nos motiva a dar continuidade ao trabalho e querer mais – afirma.

Após o Pan-Americano, os atletas piauienses voltam aos treinos visando o Norte/Nordeste, competição regional que acontece em Teresina no mês de agosto.

Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: clube, piauiense, medalha