"Lutando pelo futuro": de Parnaíba, nove atletas vão ao Rio Open Jiu-Jitsu

31/07/2014 12h43


Fonte G1 PI

Os piauienses do jiu jitsu estão concentrados para a disputa do Rio International Open, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. De Parnaíba, litoral do Piauí, saíram nove competidores. O grupo vai fazer uma "reestreia" na competição. Crias do projeto “Lutando pelo Futuro”, do professor Heleno Maia, eles também defendem o estado em competições há oito anos. O mestre explica o diferencial: só os melhores estão participando deste torneio internacional.

No Rio Open, é o momento de colocar em prática os ensinamentos. Para chegar até a competição, Heleno Maia revela que foram dedicados quatro meses de preparação e algumas competições testes.

- É uma competição de alto nível porque tem atletas do mundo inteiro e os melhores atletas do Brasil. Para os lutadores, é uma situação nova porque participaram em categorias inferiores e agora é uma reestreia para eles. Já fizemos o último treino e saímos com a sensação de dever cumprido – afirmou Heleno Maia.

Fora de Parnaíba, um estreante da equipe já se concentra no Rio de Janeiro. Lucas Gualberto Nascimento foi vice-campeão mundial em um torneio organizado por outra entidade do Jiu Jitsu em Teresópolis, Rio de Janeiro. E o fator clima atrapalhou bastante o atleta, que continuou na cidade para fazer o período de aclimatação. Saindo de uma temperatura de 33° no litoral piauiense, ele chegou a enfrentar 13° na serra carioca. Porém, a sua reclamação pelo segundo lugar não ficou restrita ao clima da cidade.

- Não fiz o meu melhor, mas tenho consciência que fiz o suficiente para ter ganho a luta. Vi falhas na arbitragem, mas para não deixar a vitória escapar é partir para a finalização e encher o adversário de pontos – afirmou Lucas Gualberto.

Do projeto social de Parnaíba, na faixa azul juvenil, competem Marlon Douglas, Mauro Gustavo e Lucas Gualberto. Na mesma faixa, só que na categoria adulto, luta Max Ronni. Na faixa roxa adulto disputam Marcos Pereira, Jardel Santos e Yuri Maia. Luis Vieira ainda compete na faixa marrom e na faixa preta, Werverton Fonseca.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local