Lutador piauiense encara torneio de jiu-jitsu na busca pelo ouro nos EUA

21/10/2014 13h57


Fonte Globoesporte.com

De olho na terra do “Tio Sam”. Assim está o lutador de jiu-jitsu piauiense, Marcus Adriano, que disputa em novembro um dos principais torneios de luta agarrada do mundo, o Naga. Competindo na categoria mosca (até 58,5kg), o atleta tentará medalhas em três diferentes nipes: com kimono, sem kimono e no modo absoluto. A competição acontece no dia 15 de novembro, em Nova York, Estados Unidos.

Essa será a segunda vez consecutiva que Marcus retorna a “Big Apple” nesse ano. No fim do mês de setembro, ele competiu em Nova York no Pan Americano No Gi Jiu-Jitsu, onde conquistou a medalha de prata na categoria galo (até 61kg) sem kimono.

No retorno aos EUA, Marcos Adriano espera chegar ao lugar mais alto do pódio, mesmo tendo uma competição mais difícil pela frente. Ele conta que fez uma preparação diferenciada nos treinamentos, pois o Naga permite algumas técnicas e regras que não fazem parte do jiu-jitsu convencional.

- Estou me preparando muito bem para esse desafio. Tive que mudar meu estilo de treino por que o torneio nos obriga a buscar novos caminhos dentro de casa luta. Diferente do jiu-jitsu que somos acostumados a ver, o Naga libera a chave de tornozelo e o “bate-estaca”, golpes proibidos na luta. É praticamente um MMA sem socos e chutes – disse o lutador.

O piauiense competirá com os principais nomes do jiu-jitsu, e tem no histórico de títulos e competições afora, a segurança de que pode alcançar pelo menos uma medalha de ouro em umas das três modalidades que irá disputar.

- Já lutei em Los Angeles, Sacramento, Irvine, Long Beach, Lisboa e em Nova York. Isso me deu bastante experiência ao longo da minha carreira, algo que sempre tem me ajudado. No entanto, cada torneio é diferente, e o Naga em especial, tem suas peculiaridades. Estou pronto. Só falta chegar a hora de pisar no tatame – comentou Marcus.

A viagem de Marcus Adriano para os Estados Unidos tem data confirmada para o dia 12 de novembro. A pesagem oficial é feita no dia (14) anterior às lutas. Caso conquiste o primeiro lugar na categoria absoluto, Marcus levará além da medalha e troféu, uma espada (símbolo do evento) e uma premiação em dinheiro.