Fla-PI apela à FFP e pede anulação de derrota para o Caiçara no returno

28/04/2016 16h20


Fonte Globoesporte.com

Sem chance matemáticas de classificação às semifinais do returno do Campeonato Piauiense, o Flamengo-PI agiu nos bastidores para tentar mudar o quadro na Justiça. O presidente Tiago Vasconcelos solicitou a Federação de Futebol do Piauí os três pontos da partida obtidos pelo Caiçara na vitória por 2 a 1 em confronto válido pela quarta rodada, em Barras. No entendimento da diretoria da Raposa a desistência do Leão de Campo Maior por "incapacidade técnica" nos consecutivos compromissos com River-PI e Picos fere o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O apelo do Rubro-Negro foi protocolado na FFP na quarta.

- Na verdade, desde que recebemos a informação da perda de pontos do time do Altos pela escalação irregular de jogador, a gente vem estudando, tanto a escalação dos times no campeonato, como outras formas dentro da legalidade, brechas que possam beneficiar o Flamengo-PI. Ou mesmo evitar que o Flamengo-PI sofra um prejuízo maior diante dessas situações. Dentre essas, estudamos a situação do Caiçara. Encontramos tanto no Código de Justiça Desportiva como no Estatuto do Torcedor artigos que colocam que uma equipe que reitere em não comparecer as partidas ou aconteça mais de um WO no campeonato, caracteriza uma falta de critério técnico e, por falta de critério técnico, a equipe não só é punida e excluída da competição como pode ser punida financeiramente – argumentou o presidente.

Imagem: Ricardo AndradeClique para ampliarPresidente do Fla-PI alega prejuízos ao clube por desistência do Caiçara do Campeonato Piauiense.(Imagem:Ricardo Andrade)Presidente do Fla-PI alega prejuízos ao clube por desistência do Caiçara do Campeonato Piauiense.

De acordo com o artigo 203 do CBJD, caso um clube deixe de disputar uma partida sem justa causa, ele será punido com multa de R$ 100 a R$ 100 mil e perda de pontos em disputa a favor do adversário, na forma do regulamento.

Outro ponto de defesa do Flamengo-PI no apelo à FFP é o Estatuto de Defesa do Torcedor. No inciso 4º do artigo 10, o estatuto prevê que serão reconsideradas as partidas disputadas pelo clube que não tenham atendido ao critério técnico previamente definido, colocando em questão inclusive os pontos envolvidos na questão.

- Os outros clubes terão que ser beneficiados. Mesmo aqueles que já jogaram contra aquela agremiação e mesmo que tenham perdido. Por ela não ter critério técnico por ter repetido o mesmo problema, ela é excluída e tem que ser atribuído os três pontos a todos os outros times. Com essas brechas dentro do Código de Justiça Desportiva e do Estatuto do Torcedor, resolvemos interpelar a Federação de Futebol do Piauí atrás do que é direito do Flamengo-PI, que é a exclusão do Caiçara do campeonato e naturalmente o ganho dos três pontos do Flamengo-PI. O que faz com que a gente chegue aos 10 pontos e jogue essa última rodada dependendo somente de nossas forças – completou Tiago Vasconcelos no pronunciamento oficial.

Ainda no documento enviado à FFP, o Flamengo-PI sai em defesa dos rivais e pede que os outros demais também obtenham os pontos dos confrontos com o Caiçara na segunda parte do estadual. A entidade organizadora da competição ainda não se pronunciou oficialmente sobre o apelo rubro-negro.