Finalistas do sub-17 ressaltam necessidade de desenvolver base

27/10/2014 16h58


Fonte Globoesporte.com

José Ronaib e Maradona foram os treinadores finalistas do Campeonato Piauiense sub-17. Comandando Racing e Tiradentes-PI, respectivamente, os dois técnicos apontam a necessidade de melhorar o trabalho de base no estado e cobram das autoridades e dirigentes de clubes as ações necessárias para esse desenvolvimento.

Para Maradona, a primeira coisa a se fazer é organizar um calendário fixo de competições das categorias de base, para garantir a permanente movimentação das equipes. Além disso, o treinador ressalta o papel dos clubes em possibilitar o crescimento desses novos jogadores.

- Temos que ter campeonatos em sequência. Fazia tempo que não tínhamos um sub-17 e não adianta ter esse ano e nos próximos não acontecer. Tem que fazer também o sub-15, o sub-19, etc. Os clubes devem se preparar para ter uma base forte, dar condições aos garotos – afirma o treinador vice-campeão.

Ronaib acrescenta que investir na base é rentável para próprio clube. Segundo ele, trazer jogadores e somar a mais nome formados fora do estado é uma fórmula cara e não garante resultados ao fim do torneio.

- Só temos que procurar trabalhar os jogadores da nossa base. Base não é cara. Caro é você trazer treinador e jogadores de fora, chegar aqui e não fazer nada – frisa Ronaib.

Além dos próprios clubes, o futebol piauiense todo se beneficia com a formação de talentos no próprio estado. Maradona cita o exemplo do River-PI, representante do Piauí na Série D de 2014 e formado quase que inteiramente com jogadores de outros estados.

- O futuro do nosso futebol é a base. Você não consegue ter um campeonato profissional forte, ou o Piauí forte no cenário nacional, se você não tiver a base. O River-PI tinha 30 e poucos jogadores na Série D, e desses só dois eram piauienses, e mesmo assim nunca nem jogaram – finaliza.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: clubes, jogadores, treinador