Fabrício Alves treina em Minas para disputar seletiva

20/11/2014 16h00


Fonte Globoesporte.com

Imagem: Renan MoraisClique para ampliarFabrício Alves troca de estado em busca de uma chance inédita de compor seleção olímpica.(Imagem:Renan Morais)Fabrício Alves troca de estado em busca de uma chance inédita de compor seleção olímpica.

O judoca Fabrício Alves ainda tem tempo até o dia 13 de dezembro, quando entra nos tatames cariocas para a disputa da seletiva olímpica para os Jogos Rio 2016. Para isso, uma preparação minuciosa e mais forte foi programada para o atleta.

Sem uma estrutura básica em Teresina, sua terra natal, Fabrício vai treinar por um mês no Minas Tênis para voltar "outro Fabrício", segundo seu técnico.

"O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar”. O pensamento de Jigoro Kano, fundador do judô, fez com que Fabrício Alves saísse dos tatames piauienses para intensificar a preparação em Minas Gerais. O atleta precisou buscar ajuda fora porque o estado, de acordo com o treinador, não tem uma estrutura básica.

- O Fabrício está na ponta da pirâmide, o cume para ele agora é a seleção brasileira. Treinamos aqui de forma madura, temos professores de alto nível como nos grandes clubes, mas não temos equipe multidisciplinar ou locais adequados para treinar. Temos de pedir a academia de um e outro e isso não é interessante – critica Queiroz Filho, técnico do atleta.

As críticas chegam até a Federação Piauiense de Judô, que segundo o técnico não tem condição de oferecer aos atletas um centro de treinamento. Fabrício, que é uma aposta, vive a expectativa de ganhar mais ritmo e ter um treino mais contundente para encarar atletas do porte de Allan Kuwabara (SP), Diego dos Santos (RS), Luis Felipe Henriques (RJ), Phelipe Pelim (SP), Rodrigo Lopes (RS) e Vitor Hugo Carvalho (SP). Para não ser mais surpreendido, ele vai precisar se reinventar.

- Eu vejo esse tempo que o Fabrício vai passar em Minas como um salto maior porque todos estão no limite técnico, e o Fabrício não. Ele tem uma técnica diferenciada vai entrar no ritmo físico espetacular e esse um mês vai fazer muito bem a ele, vou receber outro Fabrício – declarou o técnico.

Queiroz coloca Fabrício Alves como o final de uma geração do judô piauiense com atletas com técnicas diferenciadas que teve como os maiores expoentes Benito Mussolini Neto e Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local