Em jogo de polêmica no regulamento, Inter passa pelo Crensa e é finalista

20/11/2014 15h47


Fonte Globoesporte.com

Imagem: Wenner TitoClique para ampliarAjax/Inter entra com faixa homenageando ex-técnico; jogo reservava fortes emoções.(Imagem:Wenner Tito)

É homenagem para cardíaco. Não, não estamos confundindo o bordão do locutor Galvão Bueno. O empate entre Crensa e Ajax/Inter, que deu a vaga para esse último na final do primeiro turno do Campeonato Piauiense de Futsal, foi muito mais do que um banho de emoção para os torcedores presentes.

Foi também uma homenagem ao técnico Genivaldo, que teve que se afastar do Inter Futsal por problemas no coração, mas lembrado com uma faixa e com a classificação da sua equipe.

Ao entrarem em quadra no ginásio do setor de esportes da UFPI na noite desta quarta-feira, os jogadores do Ajax/Inter carregaram uma faixa que dizia “Força, Professor Genivaldo. A Inter Futsal está com você”. Era um recado para o técnico que deveria comandar a equipe durante o Piauiense, mas que se afastou após a primeira partida por problemas cardíacos. Faltava a homenagem maior, que seria a classificação em cima do atual campeão Crensa, que ainda traria fortes emoções.

O placar não foi alterado no primeiro tempo, o que não quer dizer que foi um jogo fraco. O Crensa começou pressionando, mas esbarrava na forte marcação do Ajax/Inter, que se fechava atrás e saía nos contra-ataques. O goleiro Francisco Leonardo fazia boas defesas, e com o tempo o Inter passou a sair mais para o ataque, obrigando Eduardo a também salvar o Crensa algumas vezes. Assim, a primeira etapa ficou mesmo no 0 a 0.

O segundo tempo começou como encerrou o primeiro, com as duas equipes se revezando no ataque. A dificuldade em marcar fez com que o jogo ficasse pegado, com muitas faltas principalmente pelo lado do Crensa, que logo estourou o limite de cinco infrações. A partir daí, qualquer falta seria tiro livre direto, e isso tocaria fogo na partida. Aos oito minutos, a sexta falta e o primeiro tiro livre do Inter Futsal, convertido por Aílson. Um minuto depois, o mesmo Aílson caiu alegando uma agressão de Alisson, que foi expulso. Ele foi para a cobrança novamente e ampliou para sua equipe.

Com 2 a 0 no placar, o Crensa precisava partir para cima e buscar a virada, o que acabou conseguindo com uma boa ajuda do goleiro adversário. Francisco Leonardo deu rebote em dois chutes consecutivos, que foram aproveitados por Valério e Ericson. Faltando menos de três minutos para o fim do jogo, Walysson recebe em contra-ataque rápido, chuta forte e vira para o atual campeão, que imaginava ali a classificação encaminhada. Mas haviam surpresas no caminho.

Faltando menos de dois minutos para o apito final, Jeferson se adiantou em cobrança de escanteio e deixou tudo igual no placar. Uma bola ainda foi mandada na trave e Eduardo fez mais uma boa defesa até que foi encerrado o segundo tempo e dado início à prorrogação que iria definir o primeiro finalista do primeiro turno.

No tempo complementar, um gol para cada lado. No início da primeira etapa, Wallysson chutou quase sem ângulo e contou com mais uma falha do goleiro adversário, que viu a bola passar por entre as suas pernas. Um teste não só para o coração do técnico Genivaldo, mas para todos os torcedores presentes. Mas um velho roteiro salvou a pele da equipe: Crensa estoura limite de faltas, Aílson vai para a cobrança e faz mais um gol, seu terceiro na partida, garantindo o empate também na prorrogação em 4 a 4.

Aí a decisão deixou de ser em quadra e foi para o regulamento. Segundo o diretor técnico da Federação Piauiense, Hélio Queiroz, em caso de empate na prorrogação classifica-se o time de melhor campanha na segunda fase, no caso, o Ajax/Inter. Muita comemoração de um lado, muita reclamação do outro. O presidente do Crensa, David Meneses, diz que irá entrar com recurso pedindo a vaga para si. Até que se tome alguma decisão, a Inter Futsal é finalista e, citando Galvão novamente, “Haja Coração” para Genivaldo e para a torcida para encarar mais um desafio como esse.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: jogo, placar, inter futsal