Da base com Amarildo à carreira fora: a vida de Daniel Piauí antes do River-PI

23/11/2015 17h03


Fonte globoesporte.com

Imagem: Rauber SoaresClique para ampliarVice estadual com o Independente do Pará, Daniel torce por sucesso em primeira passagem pelo Galo.(Imagem:Rauber Soares)Vice estadual com o Independente do Pará, Daniel torce por sucesso em primeira passagem pelo Galo.

Confirmado como novo atacante do River-PI, Daniel Piauí reconheceu nesta segunda a pressão que cairá sobre seus ombros ao defender o Galo Carijó, clube da sua terra natal, na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro 2016. O jogador assinou contrato de um ano com o Tricolor e aguarda em Bauru, no interior de São Paulo, cidade onde reside, a data oficial de apresentação dos atletas - diretoria cogita o dia 2 de janeiro como ideal para a abertura dos treinos.

Embora tenha nascido em Fortaleza e se mudado para Teresina com 15 dias de vida, Daniel conversou com o GloboEsporte.com/pi e reforçou que carrega no nome e no coração o Piauí como suas principais referências na carreira.

- Me considero piauiense porque não cheguei nem a morar em Fortaleza. Só nasci lá (risos). Se bem que meus documentos são de vários estados, mas sou piauiense. Infelizmente nunca cheguei a defender um clube do meu estado. Até joguei em uma escolinha de Teresina e cheguei a treinar umas vezes no River-PI, mas nunca disputei competição – recorda.

Imagem: Rauber SoaresDaniel Piauí (à direita) em atuação no Independente, seu último clube.(Imagem:Rauber Soares)Daniel Piauí (à direita) em atuação no Independente, seu último clube.

Daniel Saraiva de Oliveira deixou Teresina em 2000 e começou a dar os primeiros passos no Matsubara-PR, onde conheceu Amarildo, vice-campeão brasileiro da Série D com o Galo este ano. A dupla se separou em 2003 quando o volante se mudou para o Rio de Janeiro, onde passou a treinar na base do Fluminense. Porém, dois anos depois, os velhos amigos se reencontraram no Tricolor carioca.

- Falar do Amarildo é falar de um irmão. Nos conhecemos há 15 anos. Moramos juntos em Brasília, e fui ao Matsubara por meio dele. Passamos vários bocados juntos (risos). Sempre tive ele como exemplo, dentro e fora de campo. Vive me dando conselhos. Principalmente depois que eu fui ao Fluminense. Só tenho a falar coisas boas dele. Sempre sincero comigo. Acabou que cada um foi para um lado, mas estamos sempre nos falando. Estou sempre acompanhando ele. Eu vi a trajetória do Amarildo no River-PI. É merecedor demais. Ele é e sempre foi meu irmão – completa o jogador de 30 anos.

Longe da família e dos amigos de infância, Daniel Piauí atuou pelo Duque de Caxias (2007), Noroeste (2008), Comercial-SP (2009), Marília (2010), Comercial-MT (2011), Saturn da Rússia (2012), São José-SP (2012), Apucarana-PR (2012), Palmas (2013) e Independente-PA (2015).

Imagem: Rauber SoaresDaniel Piauí (Imagem:Rauber Soares)Daniel Piauí

O reencontro com o antigo “parça” pode não acontecer, uma vez que a renovação de Amarildo segue em aberto em decorrência dos ajustes da diretoria após a saída do técnico Flávio Araújo. No entanto, o presidente em exercício Júlio Arcoverde garantiu que, caso se confirmasse a saída do treinador, a renovação com a base do time que atuou nesta temporada seria considerada prioridade.

Atacante de velocidade, que atua pelas beiradas do campo, Daniel Piauí se encaixa na função de segundo atacante, assim como Fabinho e Robinho. O setor contou ainda com Eduardo, Célio Codó e Raphael Freitas, como homens de referência.

- Será uma satisfação jogar pelo River-PI. Vai existir uma pressão, que é normal. Já venho me cobrando porque será uma pressão gostosa. Estou com a cabeça boa e bem fisicamente. Desde quando recebi o convite, fiquei muito feliz. Joguei a Série C com o Marília e, mesmo o clube não tendo ido bem, quero ir longo com o River-PI. Minha família toda está no Piauí e isso vai me motivar bastante.

Na próxima temporada, o River-PI disputa o Campeonato Piauiense (31 de janeiro), Copa do Nordeste (fevereiro), Copa do Brasil (março) e Campeonato Brasileiro da Série C (maio).

Tópicos: clube, atacante, campeonato