Com choque de datas, judoca troca Enem por ouro nos Jogos Escolares

31/10/2014 09h07


Fonte Globoesporte.com

Se o futuro é relativo, a judoca Lilian Lopes fez diferente da maioria dos adolescentes no Brasil. Após conversar com a técnica Luciana Caldas e sua família, a atleta de 17 anos decidiu desistir de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar o título que falta em sua carreira: a medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude. Em 2014, a etapa juvenil da maior competição estudantil esportiva do país tem choque de data com a prova nacional. Entre as alternativas oferecidas, Lilian marcou a opção de ir a João Pessoa, na Paraíba, palco dos Jogos. Batendo na trave nas outras edições, o espaço na parede do seu quarto reservado ao dourado objeto falou mais alto.

- É um tiro no escuro. Esse é o último ano de Lilian nos Jogos Escolares e ela vai pelo sonho de ser campeã brasileira. É uma decisão difícil porque só a Lílian pode sair prejudicada no final das contas, mas ela fez uma opção junto com a família – afirmou a técnica Luciana Caldas.

Decisão madura de gente grande, e Lilian já provou que é guerreira. Na categoria ligeiro (- 48kg), a judoca lutou contra a campeã olímpica Sarah Menezes durante um torneio em Teresina. A jovem foi estrangulada e teve princípio de convulsão. Ainda meio desnorteada com o golpe, Lilian prometeu que a luta serviria de exemplo para garantir o cobiçado ouro nos Jogos Escolares. Perseguindo seu objetivo até as últimas consequências, Lílian quer que a sua sexta participação na competição nacional seja encerrada com a medalha.

- Eu só consegui a medalha de prata na minha primeira participação quando ainda tinha 12 anos, de lá pra cá foi só ‘taca’, com quintos e sétimos lugares. Esse ano eu sinto que vai ser diferente. Tenho chances reais de ser campeã por ter subido ao pódio no brasileiro, as meninas não são mais fortes do que as que eu já enfrentei e Enem tem todo ano – afirmou de forma convicta.

"PEIXEIS" FORA DA ÁGUA

Enquanto Lilian preteriu o Enem, outros amigos atletas da judoca seguiram caminho diferente e anunciaram desistência dos Jogos Escolares da Juventude. Caio Silvestre tem 16 anos e está no segundo ano do ensino médio. Thayanna Visgueira também tem a mesma idade, mas está no terceiro ano. Em comum, a preparação para a prova do Enem. Caio como “treineiro” e Thayanna para valer.

Ambos são atletas da delegação da natação e dividem as mesmas raias de treinos, se classificando para os Jogos Escolares da Juventude. Porém, não vão mais a João Pessoa porque a prova caiu no fim de semana das competições. A competição, de 6 a 15 de novembro, e o Enem nos dias 8 e 9 de novembro.

O choque de calendários prejudicou principalmente os atletas das modalidades individuais que acontecem na primeira semana de disputa. Assim, atletismo, natação e tênis de mesa perderam competidores com chances reais de medalhas. Em 2013, por exemplo, a delegação piauiense teve no total 165 inscritos, nesse ano o número caiu para 140.

- Eu desisti de viajar para os jogos porque no próximo ano eu faço a prova e queria me sentir mais seguro. Ainda tenho 16 anos e mais um ano para participar dos Jogos Escolares. Só espero que as datas não coincidam novamente – afirmou Caio Silvestre.

O nadador não foi o único. Mais três atletas da modalidade desistiram da competição para encarar o Enem. Para Thayanna Visgueira, a prova é a porta de entrada para o curso superior. Decidida a fazer as questões, a única dúvida que resta é a escolha do curso entre odontologia ou engenharia civil.

- Nos preparamos o ano todo para competir. Os jogos reúnem os melhores de todo o país e todos querem participar por ser muito forte. Meu técnico teve de entender a desistência e não foi só na natação porque outras modalidades do individual também tiveram desistências – lamentou Thayanna Visgueira.

"PREJUÍZO SEM FIM"


Além de Caio Silvestre e Thayanna Visgueira, João Marcos e Camila Macedo, ambos da natação, deram lugar aos suplentes. No atletismo, José Eudésio também ficou fora para a lamentação do seu técnico, José Nilson.

O treinador relembra que os Jogos da Juventude trazem para os três primeiros colocados nas provas de cada modalidade a possibilidade de utilizar o resultado para concorrer ao Bolsa Atleta. Em alguns casos, o benefício é a única fonte de renda para os competidores custearem viagens e a compra de materiais para a prática do esporte.

- É um prejuízo sem tamanho para o atleta. Quem vai à competição perde o Enem, que é a chance de entrar na universidade. Quem faz a prova perde a oportunidade de pleitear o Bolsa Atleta que pode manter aquele atleta pelo próximo ano – avaliou.

Do tênis de mesa, João Paulo Nogueira era apontado como uma das grandes esperanças de medalha na modalidade. O atleta foi o primeiro a conquistar medalha para o Piauí em uma competição nacional. Para o seu lugar, foi escalado Kaio Davi Veras. Além dele, outros três mesatenistas piauienses vão atrás de medalha em João Pessoa.

Do atletismo, a velocista Lia Raquel também está confirmada na lista dos atletas que vão a João Pessoa. Como uma faculdade garantiu sua entrada através de programa de apoio, a atleta não precisou abandonar seu último ano de Jogos Escolares. Lia, para a sua sorte, ainda aproveita a oportunidade para um treino com as melhores do país antes de partir para Cali, na Colômbia, onde vai representar o Brasil na prova dos 400m rasos no Sul-Americano.

POSICIONAMENTO DO COB

Em nota oficial, o Comitê Olímpico Brasileiro informou que a complexa organização dos Jogos Escolares da Juventude junto dos governos e secretarias de esporte das cidades sedes inicia antes do anúncio oficial da data do Enem. Em razão da organização, o COB declarou ser inviável aguardar uma definição da data da prova para que a execução do projeto se iniciasse. A entidade lamentou a coincidência das datas e informou que está em contato com o Ministério da Educação para que em 2015 as datas dos eventos não voltem a coincidir.

A delegação piauiense viaja com destino a João Pessoa na terça-feira.