Com ataque garçom e meio artilheiro, Tubarão busca 30º gol na temporada

23/06/2016 19h24


Fonte globoesporte.com/pi

Imagem: DidupaparazzoClique para ampliarMeio-campo Idelvando (à esquerda) é artilheiro do Parnahyba com cinco gols na temporada 2016.(Imagem:Didupaparazzo)Meio-campo Idelvando (à esquerda) é artilheiro do Parnahyba com cinco gols na temporada 2016.

Nas contas são 29 gols em 20 jogos. Esses são os números sustentados pelo Parnahyba nas disputas do Campeonato Piauiense, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. Porém, quando esses dados são distribuídos como estatísticas por cada área - defesa, meio e ataque -, uma faixa do campo do Tubarão brilha. E chega a ofuscar de certa forma o ataque. Com 11 gols e Idelvando como artilheiro da equipe com cinco, o setor de criação e contenção iguala o desempenho ofensivo do clube, que possui a mesma quantidade de gols, mas não balança as redes desde o returno do estadual, quando Fabiano deixou sua marca na vitória por 2 a 0 em cima do Altos, em abril. Anima em demasia o elenco a oportunidade de chegar ao 30º gol na temporada contra o Guarani de Juazeiro, às 16h de domingo, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Principal referência do time, Idelvando assinou cinco gols até aqui e aumentou a importância dele na armação do meio de campo do Tubarão. Sob o comando do então técnico Paulo Moroni, o Parnahyba teve como titulares Patrick (Márcio Tarrafa ou Capela), Ramon, Luciano e Idelvando, que devem permanecer, em primeiro momento, no esquema de Fernando Tonet, treinador recém-contratado.

- O nosso meio de campo é muito forte. Como volante, que também jogo como meia, vejo muito isso. Nosso time tem jogadores que, além de marcarem, sabem jogar. Somos muito fortes. E agora na Série D e com a chegada de novos jogadores isso fortaleceu e deu um grau de qualidade. O meio de campo é fundamental para a equipe - destacou Luciano.

Na esteia da Série D, os dois gols da vitória por 2 a 1 foram marcados por Capela e Thiago Granja, dando vazão a outra característica marcante do time: força ofensiva nas subidas dos defensores. Granja soma três gols com a camisa azulina e se junta a Gilmar Bahia (2), Renan (1) e Marcos Gasolina (1) como "goleadores" na defesa. O setor, por sinal, marcou sete vezes no total.

Apesar da inconstância nos arremates ao gol, os atacantes têm contribuído taticamente na abertura de espaços que facilitam a subida dos meias. Fabiano e Cassiano, com três e quatro gols, respectivamente, se acostumaram a se sacrificar para servirem o companheiros. Na vitória da estreia do Brasileirão, o camisa 9 correu, deu passe, concluiu jogadas, não soltou o grito de gol, mas não demonstrou frustração alguma com o jejum pessoal.

- Não vou me desesperar. Deus é fiel e sabe a hora certa do gol - disse o atacante à época.

Apesar da boa fase, a produção de gols azulinos ainda não é o ideal. Por ter menor saldo de gols que o CSA, o Tubarão está na terceira posição na tabela do Grupo A6, com três pontos, mesma quantidade do clube de Alagoas. Porém, o time do técnico Oliveira Canindé goleou o Guaraju por 6 a 0, em casa, e se deu melhor no critério de desempate. Único invicto, o Central é líder com seis pontos.

Tópicos: meio, time, campo