Boa dor de cabeça à vista: Raphael e Eduardo variam jeito tricolor de atacar

30/06/2015 10h29


Fonte G1 PI

O amistoso do Galo contra equipes amadoras, no último domingo, foi um pouco além dos 14 gols marcados. Mostrou uma configuração nova do River-PI que pode pintar como alternativa na Série D do Campeonato Brasileiro: a possibilidade de Eduardo formar dupla com Raphael Freitas ao invés de Fabinho, situação usada durante boa parte da temporada, principalmente no Campeonato Piauiense. Além da qualidade da finalização, o ataque ganha o jeitão clássico – Raphael Freitas sendo referência na grande área. Para quem tem no perfil a coerência tática, uma baita dor de cabeça para Flávio Araújo. Essa, contudo, é boa.

Freitas assumiu posição no time titular que enfrentou o Real Saci – no primeiro jogo-treino do Tricolor – quando Fabinho acabou poupado para resolver problemas pessoais. O atacante, reserva no Campeonato Piauiense, analisa que a nova formação se torna uma opção para Flávio Araújo, assim uma variação do sistema normalmente usado.

- Todo jogador quer atuar, criamos uma família e se o professor optar por mim vou corresponder. São dois sistemas diferentes. O Fabinho fica mais pelos lados, é de beirada. Com o Eduardo, ele pode se movimentar mais e ganhamos um homem de referência comigo um pouco mais fixo, estamos treinando esse recurso. O certo é que a bola chegando ao ataque com mais qualidade fica mais fácil colocarmos para dentro do gol. Isso nós temos com todos os atacantes do elenco – comentou Raphael Freitas.

Imagem: Emanuele MadeiraLance do amistoso do River-PI para Série D: Raphael Freitas briga por bola e rola para Edu.(Imagem:Emanuele Madeira)Lance do amistoso do River-PI para Série D: Raphael Freitas briga por bola e rola para Edu.

Saber qual será o parceiro na Série D não é preocupação de Eduardo. Principal goleador do Tricolor, o camisa 9 aumenta o leque de alternativas de Flávio Araújo ao citar os colegas de elenco. Para o setor ofensivo – além do trio (Raphael Freitas, o próprio Edu e Fabinho) – o técnico pode recorrer a Célio Codó, Robinho, Rhuann e Lucas Bacelar. Características diferentes necessárias para a longa fase classificatória do Galo na competição, que terá oito jogos e viagens desgastantes.

- Creio que a dupla (Raphael Freitas e Eduardo) pode se repetir. Também pode acontecer com o Fabinho ou até eles dois, sem o Eduardo. Cada um trabalha para mostrar seu espaço. Raphael mostrou qualidade, se movimentou bastante e é um cara que segura bem a bola na frente, fazendo até um trabalho de pivô. O importante é conseguirmos manter a qualidade na finalização – completou Edu.

E com a palavra, o comandante. O assunto rendeu até um sorriso maroto de Flávio, que destacou o dinamismo do elenco.

- Tem sim (possibilidade de usar). Eduardo flutua mais, facilidade de movimentar pelo lado direito e esquerdo. O Raphael é um pouco fixo, sabe fazer o pivô e também se movimenta. São jogadores importantes, assim como todos que acompanham o grupo. Quanto mais opções, melhor para nós. Dá dor de cabeça, trabalho (risos) e temos mais opção e reflexão para escalar aquele que estiver melhor - garantiu o treinador.

Antes da estreia na Série D, Flávio Araújo faz mais um amistoso com a equipe. O Galo enfrenta o Terreirão Futebol Clube, equipe amadora da cidade de Capinzal do Norte, no Maranhão, a partir das 16h do sábado no Albertão, em Teresina.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: campeonato, galo, série