Baixinho do vôlei, atleta campeão se espelha no ídolo: "Quero ser Serginho"

01/10/2016 08h23


Fonte Globoesporte.com

Algo estranho na foto do time de vôlei campeão dos Jogos Escolares da Juventude, etapa 12 a 14 anos, que chegou a Teresina depois de disputar a competição em João Pessoa, na Paraíba.

O tamanho de Lenderson da Silva faz qualquer um questionar: esse pequenininho aí, joga voleibol? A resposta é sim. E vem acompanhada da felicidade do pequeno atleta que não chega a 1,40m. Com a medalha dourada no peito, o atleta devolveu a pergunta:

- Eu não sei minha altura. Se o Serginho, baixinho, conseguiu chegar à seleção brasileira. Por que não posso? Não vejo diferença no tamanho por ser baixo. É normal. Defende e faz o passe – disse Lenderson, ao considerar o líbero duas vezes campeão olímpico (Rio 2016 e Atenas 2004) e prata nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012 com o seu maior ídolo.

- Quero seguir os passos dele. Quero ser Serginho - completa.

Imagem: Josiel MartinsLenderson da Silva, o baixinho da turma, ao lado dos outros companheiros de time.(Imagem:Josiel Martins)Lenderson da Silva, o baixinho da turma, ao lado dos outros companheiros de time.

Lenderson mora em um conjunto residencial do bairro Pedra Mole, periferia na zona Leste de Teresina, Piauí. Ele entrou no esporte atendendo ao pedido do pai, Leandro Freitas, de 33 anos. Leandro trabalha como pedreiro e incentivou o filho a fazer uma prática esportiva para se afastar das drogas - realidade presente na região onde a família mora. Ver o filho campeão dos Jogos Escolares da Juventude amoleceu o coração.

- É uma emoção grande. Um menino de 13 anos de idade sai de Teresina pela primeira vez e volta de fora com uma medalha de ouro, é emocionante vê-lo descer do ônibus com uma conquista dessa. Ele é o meu campeão. Disse para ele ser grande, apostar no esporte e ter algo na mente para não ser influenciado por coisas ruins de outras pessoas - conta o pai de Lenderson.

Ao lado da mãe, o garoto foi cercado de mimos. Rosiane, que trabalha como doméstica, resumiu a uma palavra a conquista de Lenderson.

Lenderson da Silva só foi a Paraíba porque um outro atleta da equipe da escola Santo Afonso Rodriguez acabou cortado a poucos dias do embarque. O técnico Antônio Eduardo olhou para suas opções de elenco e confiou no baixinho.

- Era um menino para ir apenas no ano que vem. Tive, no entanto, um problema com outro atleta. Como nessa etapa dos Jogos, o infantil, tenho que escalar nove atletas, ele veio para completar o time e, pelo regulamento, ele tem que jogar as duas partidas da primeira fase. Mas assim, ele contribuiu muito para essa medalha, sem sombra de dúvida. Mesmo sendo o menor atleta do vôlei na competição, no jogo contra o time do Amazonas ele encaixou 11 saques.

No torneio de vôlei dos Jogos Escolares da Juventude, o time de Lenderson se tornou campeão invicto. Quatro jogos, quatro vitórias. Pela primeira vez, uma escola do Piauí ganhou um ouro na modalidade.

Tópicos: jogos, atleta, juventude