Atleta de 149kg completa prova de rali de 280km e vira mito: "Vai Bombom"

31/01/2015 10h51


Fonte G1 PI

Geraldo Viramundo é o personagem de “O Grande Mentecapto”, do escritor mineiro Fernando Sabino. Assim como um dia Geraldo não escutou muito bem quando lhe chamaram de vagabundo na estrada, uma história um pouco parecida – porém com suas peculiaridades – foi escrita pelas trilhas do Rally Piocerá. No alto de sua bicicleta, o empresário conhecido como “Bombom”, de 149kg, foi a sensação do enduro de regularidade pela sua história de superação. Foram quase 280km de prova, do Piauí ao Ceará.

Tudo começou quando, em uma de suas primeiras trilhas, alguém resolveu chamá-lo de “bombom de baleia”. Não foi legal, não pegou bem e ele quis bater no "engraçadinho". Contudo, a mágoa passou e hoje o apelido acabou se tornando um incentivo. Após participar do seu primeiro rali, Assis Júnior se tornou um mito entre todos os participantes pela sua força de vontade.

Imagem: Emanuele Madeira/GloboEsporte.comAssis participa de rali com o lema: Assis participa de rali com o lema: "Devagar e constante".

Pedalando ao som de "Vai Bombom!", entoado pelos outros competidores e equipes de apoio, ele seguia o seu próprio ritmo, com um lema bem simples:

- Devagar e constante, sempre - dizia.

Na sua primeira prova, em União, interior do Piauí, Assis ficou na quinta colocação. Depois dela, encarou 18km no litoral piauiense e passou a pedalar 40km. Com isso, perdeu 23kg e 27cm de barriga. Com 149kg, ele decidiu finalmente encarar o Piocerá, o maior rali de regularidade da América Latina.

- Nessa prova senti muito o desgaste físico porque começou com subida e terminou com mais subidas ainda, mas fui no meu ritmo. Fiz a prova para mim e não para mostrar aos outros. No ciclismo você só depende de você, não é um esporte coletivo. É onde você tem de vencer a si próprio constantemente, alcançar seus objetivos - afirmou Bombom.

Imagem: Emanuele Madeira/GloboEsporte.comAssis na chegada a Beberibe, no Ceará.(Imagem:Emanuele Madeira/GloboEsporte.com)Assis na chegada a Beberibe, no Ceará.

A cada etapa completada, ele vibrava como se o título do rali fosse seu. Quando criança, Geraldo Viramundo parou o trem se tornando um herói para os demais garotos da cidade de Rio Acima. Por sua vez, Bombom parou as cidades por onde passou se tornando o mister simpatia, dividindo sua história, motivações e servindo de exemplo para muitas outras pessoas com quem ele pôde dividir alguns momentos.

E se na história de Fernando Sabino o exemplo de Geraldo Viramundo não foi bem visto, Bombom observa que sua iniciativa de mudar de vida também já levou outras pessoas a se movimentarem.

- Na minha cidade mesmo já vi muitas outras pessoas, algumas até mais obesas que eu, em uma equipe de ciclismo. Já são mais de 20 gordinhos - afirma Assis.

Os desafios não param após o fim do Rally Piocerá. A intenção agora é se preparar para competir no Iron Bike. Sempre no ritmo devagar e constante porque só é possível continuar pedalando na bicicleta quem não para. E assim como Geraldo Viramundo, Bombom vai continuar imprimindo seu ritmo, fazendo peripécias pelos lugares onde passar.

Vai Bombom!

Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: bombom, geraldo, viramundo