TRE do Piauí promove nova ação de voto consciente entre jovens na Uespi

29/08/2014 11h56


Fonte G1 PI

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promoveu nesta quarta-feira (27) mais um Projeto Justiça Eleitoral e Cidadania, no objetivo de promover o voto consciente entre os jovens. A segunda mobilização aconteceu no campus Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Zona Norte de Teresina, e contou com simulação de voto, palestras, oficinas, sarau cultural e diversas atividades.

Para o coordenador de jurisprudência do TRE, Fábio Castro, o projeto visa conscientizar o eleitor na hora de votar e a ideia do Tribunal é que ele seja uma atividade permanente. "A intenção é que esta ação permaneça semanalmente em um local diferente. Muitas pessoas param, tiram dúvidas e a procura tem sido muito boa, aqui temos uma simulação e a pessoa realiza o voto semelhante ao dia da eleição. Também divulgamos o trabalho da Ouvidoria para quem tiver alguma manifestação, denúncia ou reclamação, entregamos materiais do Disque Eleições", destacou.

O estudante Janilson de Abreu, 17 anos, votará pela primeira vez e destacou que a mobilização foi bem esclarecedora. "Nunca votei e saber como funciona a urna, o voto biométrico tirou algumas dúvidas que eu tinha. Agora sabendo como vota, já sei que vou precisar anotar os números dos meus candidatos para não esquecer na hora", contou.

~ De acordo com a professora Ester Castelo Branco, analista judiciária do Tribunal, a ação começou na semana passada no Liceu Piauiense e deve percorrer outras instituições públicas no estado. "O TRE criou o Tribunal cidadão que acontece através de vários programas. O primeiro que estamos realizando é esta ação, destinada aos estudantes, professores e comunidades em geral, onde promovemos uma jornada cívica", explicou.

A analista judiciária explicou também que através da ação o TRE-PI pretende ampliar os seus serviços e dialogar com o cidadão. "É um dia todo de atividades, com palestras, apresentações e conversa com os estudantes. A próxima mobilização acontecerá na Universidade Federal do Piauí e em algumas escolas, mas a medida nos procura e vamos até a sociedade", disse.