No Piauí: Quase 130 mil estudantes farão o Enem no próximo fim de semana

30/10/2012 11h25


Fonte Portal da Clube

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarAs provas começam às 13h, no horário de Brasília. Mas, por conta do horário de verão, no Piauí, o exame será aplicado às 12h.(Imagem:Divulgação)As provas começam às 13h, no horário de Brasília. Mas, por conta do horário de verão, no Piauí, o exame será aplicado às 12h.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou os números de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Piauí, 128.900 alunos farão as provas que serão aplicadas neste sábado e domingo, 3 e 4 de novembro.

O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (3), a prova terá 45 questões de múltipla escolha sobre ciências humanas e outras 45 sobre ciências da natureza. No domingo (4), serão 45 questões de linguagens e códigos, que engloba português e inglês ou espanhol, e mais 45 questões de matemática. Os candidatos terão ainda de fazer uma redação.

O Nordeste é a segunda região que concentra o maior número de inscritos, com 1.826.289 candidatos (31,5%). O Sudeste é o primeiro, com 2.119.419 candidatos (36,6%). Em terceiro lugar está a região Sul com 732.561 inscritos (12,7%). O Norte tem 590.629 candidatos (10,2%), e o Centro-Oeste tem 522.392 inscrições (9%).

Muitas universidades vão adotar o processo de seleção do Ministério da Educação, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O candidato que fizer o Enem deverá se inscrever no Sisu para concorrer às vagas nas universidades que participarem do sistema. As inscrições para o Sisu deverão ser abertas em janeiro de 2013.

No Piauí, três instituições de ensino que vão usar parcial ou integralmente as notas do Enem no seu processo de seleção. São elas: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

As provas começam às 13h, no horário de Brasília. Mas, por conta do horário de verão, no Piauí, o exame será aplicado às 12h.

Provas

Para a realização do certame, o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.

No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: piauí, candidatos, provas