Instituição do Piauí é a melhor escola de baixa renda do Brasil

15/08/2015 11h03


Fonte G1 PI

 A Escola Augustinho Brandão é um caso único na educação brasileira. Localizada em Cocal dos Alves, a 262 km de Teresina, a instituição é uma recordista em medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) e teve o melhor desempenho do país no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as instituições que atendem as famílias mais pobres.

“O nosso lema é: o conhecimento nos permite conquistar e expandir. Então o que a gente quer é isso: que eles conquistem”, disse a diretora da escola, Aurilene Vieira Brito.

Cocal dos Alves tem pouco mais de seis mil habitantes e está entre os 30 municípios do Brasil com o pior do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O sucesso do colégio começou há 12 anos quando um grupo de alunos foi incentivado pelo professor Antônio Amaral a participar da Olimpíada Brasileira de Matemática. “Apostar na escola. Então, esse foi o nosso principal desafio, fazê-los acreditar que havia essa possibilidade através da escola”, disse Amaral.

Em pouco mais de uma década, a escola acumula mais de 150 medalhas na Obmep e chegou a aprovar em faculdades, toda uma turma de 3º ano do Ensino Médio. A dedicação de professores e alunos gerou histórias como a de Francimar, que cursa o quarto período de matemática na Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Nas férias, sempre que pode, ele volta à escola, mas assumindo um outro papel, o de professor voluntário.

“Meu desejo é de retribuir o que eles fizeram por mim, por que eles me ajudaram bastante. Me incentivando, sacrificaram o sábado e o domingo”, afirmou

Melhor escola de baixa renda do país

No início do mês de agosto, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio e o ranking de escolas. Pelo resultado, a escola Augustinho Brandão alcançou a média de 553,93 na prova objetiva, a maior do país entre as escolas que tem estudantes de baixa renda.

A média a deixou com a quinta colocação entre todas as escolas públicas do estado do Piauí, sendo que as quatro primeiras são todas instituições públicas federais.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews