Quase 340 mil fazem neste domingo o concurso do Banco do Brasil - Notícias de Floriano - Floriano News

Quase 340 mil fazem neste domingo o concurso do Banco do Brasil

Publicado 13 de janeiro de 2013 às 09:40 hs


A prova do concurso do Banco do Brasil para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário está sendo aplicada neste domingo (13). A seleção terá provas objetivas e prova discursiva-redação. O exame terá 4h30 de duração.

No total são 339.173 candidatos que irão concorrer a vagas nos estados do Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, parte de Santa Catarina e parte do Amazonas. Por ser uma seleção para cadastro de reserva, não há número de vagas definido – o banco chama os aprovados de acordo com a necessidade.

O horário de aplicação das provas seguirá o horário de Brasília em todas as cidades, sendo de exclusiva responsabilidade do candidato observar as diferenças de horário decorrentes de fuso horário e horário de verão na cidade de realização da sua prova.

A prova de conhecimentos básicos terá português, raciocínio lógico-matemático e atualidades do mercado financeiro. A prova de conhecimentos específicos terá cultura organizacional, técnicas de vendas, atendimento (focado em vendas), domínio produtivo da informática e conhecimentos bancários. Na prova discursiva – redação, deverão ser rigorosamente observados os limites mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas, sob pena de perda de pontos.

Perfil dos candidatos
Dos 339.173 inscritos para o concurso, 55,5% são mulheres, mais de 60% possuem renda mensal familiar de até três salários mínimos, 69,5% são solteiros e cerca de 45% têm entre 19 e 25 anos. Estabilidade e possibilidade de ascensão e carreira são os principais motivos alegados para participar do concurso do BB, cujos candidatos são, em sua maioria, empregados do setor privado: quase 38%.

Paraná, Pernambuco e Ceará são os estados com maior número de inscritos: são 76.967, 42.607 e 41.872, respectivamente.

O concurso 2011/001 abrangeu 36 cidades do Norte, Nordeste e Sul, nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná. O concurso 2011/002 englobou 48 cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste nos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe. O concurso 2011/003 engloba 51 cidades no Norte, Sul e Sudeste, nos estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As atividades do escriturário são comercialização de produtos e serviços do Banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.

O candidato será classificado por macrorregião e por microrregião, de acordo com a sua opção no ato da inscrição. O candidato classificado será convocado, em função das necessidades do banco, a assinar contrato individual de trabalho com o banco, que se regerá pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O candidato poderá ser convocado, uma única vez, para microrregião diferente daquela em que se inscreveu desde que exista vaga e não haja candidato classificado para preenchê-la. Nesse caso, o Banco do Brasil utilizará a ordem de classificação da macrorregião. Se o candidato não aceitar tomar posse na dependência fora da microrregião em que se inscreveu, será excluído da classificação por macrorregião, mantendo, porém, a classificação na microrregião em que se inscreveu.

Fonte G1

Tópicos:
Espeto & Cia - Padrão
Pequeno Principe

AS MAIS

 
1

1